Dia Mundial da Saúde Ambiental (2013)

Foi ontem comemorado, um pouco por todo o mundo, o Dia Mundial da Saúde Ambiental. Tal como vem sendo hábito, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), pelas mãos do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, em perfeita sintonia com o Programa Eco-Escolas, promoveu algumas atividades que envolveram toda a comunidade académica num propósito comum. Desenvolveram-se ações de educação ambiental (reflorestação dos espaços verdes); segurança contra incêndios – utilização de equipamentos de 1.ª intervenção (workshop com componente teórica e prática); e qualidade do ar interior (realização de avaliações ambientais em vários espaços da ESTeSL, nomeadamente, refeitório, cafeteria e biblioteca). Destas, destacamos a atividade de reflorestação, em que toda a comunidade participou ou foi representada. Falamos da Presidência e alguns dos órgãos de governo da ESTeSL (Conselho de Representantes, Conselho Técnico-Científico e Conselho Pedagógico), AEESTeSL, Serviços, Departamentos, Licenciaturas e claro a de Saúde Ambiental, tendo havido lugar à plantação de uma árvore, para além de outras plantas, por cada um destes.

No Dia Mundial da Saúde Ambiental, a ESTeSL ficou mais verde.

Para que esta atividade fosse uma realidade, muito contribuiu a Dr.ª Maria João Frias, membro do Conselho Eco-Escolas da ESTeSL em representação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e o Dr. Veríssimo Pires, chefe da Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária e Ambiental da CML, que gentilmente nos cederam as plantas, assim como as engenheiras Mafalda Gonçalves e Isabel Santos, e restante equipa, da Hosiplante, empresa que garante a manutenção dos espaços verdes da ESTeSL. A todos, sem exceção, muito obrigado pela participação e com o desejo de tenham muita Saúde Ambiental.

Saúde Ambiental, um curso de futuro!

A Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), foi hoje notícia na edição do Correio da Manhã, na rubrica “inteligência sub-30”.

Marina Almeida-Silva, licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), onde é investigadora e docente assistente da área científica de saúde ambiental.

Marina Almeida-Silva, licenciada em Saúde Ambiental pela ESTeSL, escola com quem continua a colaborar, fala do projeto FungiQ, do programa COHiTEC e de alguns dos seus (nossos) segredos para o sucesso: i) ser proactivo; ii) trabalhar com gosto; e iii) pensar fora da caixa.

E é assim que a Saúde Ambiental se apresenta como sendo um curso de futuro, sabendo-se, no entanto, que nada se consegue sem esforço e sacrifício.

Saúde Ambiental, um curso de futuro!

Apenas trabalhando com gosto conseguimos colocar o melhor de nós naquilo que fazemos.

Candidaturas ao ensino superior público (colocações 2013)

Foi na madrugada de hoje, dia 9 de setembro, que se tornaram públicos os resultados das candidaturas ao ensino superior público.

A possibilidade de frequência de um curso superior concretiza-se assim para milhares de jovens que perspetivam, desta forma, garantir um futuro melhor.

Das 33 vagas a concurso para o curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) estão, nesta primeira fase, dezasseis ocupadas, sendo que quatro decorrem de primeira opção por parte dos candidatos, convictos de que nas fases subsequentes a generalidade das vagas acabarão por ficar preenchidas.

Este ano, face ao ano letivo anterior, verificou-se uma diminuição no número de candidatos (78), assim como na nota do último candidato colocado na primeira fase (111,5).

É já amanhã que se dará início ao período de matrícula/inscrição para aqueles que agora passarão a fazer parte da ESTeSL. A todos eles, damos os parabéns pelo facto de terem garantido a entrada no ensino superior, com a convicção de que este será um curso para a vida. Uma vida que se sabe será de sacrifício e dedicação.

Lista de Colocados no Ensino Superior na 1.º Fase - 2013 (Saúde Ambiental, ESTeSL)

Parabéns aos candidatos colocados e sejam bem-vindos à Saúde Ambiental.

3rd International Congress on Environmental Health (ICEH 2014)

International Congress on Environmental Health 2014
(ICEH 2014)

ICEH 2014

International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO 2014)

International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO 2014)Irá ter lugar em Guimarães, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2014, o International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO 2014) que em português recebe o nome de Simpósio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais.

Este é um evento onde a Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) tem vindo a participar de forma recorrente, com a apresentação de comunicações orais ou posteres, tanto de docentes como de estudantes. Nesta edição não será exceção!

O SHO 2014 é organizado pela Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO) e co-organizado pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda), contando, mais uma vez, com a presença da professora Susana Viegas (diretora de curso e docente da área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL) na Comissão Científica Internacional.

Chamamos a atenção para o facto de estar prestes a terminar o período para a submissão de full-papers (16 de setembro de 2013).

Passaporte para o Empreendedorismo

Passaporte para o empreendedorismo

A medida “Passaporte para o Empreendedorismo” tende a promover o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo inovadores, com potencial de elevado crescimento, por parte de jovens com qualificações superiores, através de um conjunto de iniciativas de apoio específicas, articuladas entre si, nomeadamente:

  1. Bolsa do “Passaporte para o Empreendedorismo“, com  acesso a uma Bolsa para o desenvolvimento do projeto empresarial, no valor mensal de 691,70€, por promotor;
  2. Mentoria, com acesso a uma rede de mentores que forneçam orientação aos empreendedores;
  3. Assistência Técnica, com acesso a assistência técnica no desenvolvimento do projeto empresarial.

Entretanto, está aberta até ao dia 15 de setembro de 2013 a 6.ª fase de candidaturas ao “Passaporte para o Empreendedorismo“, sendo permitida apenas uma submissão de candidatura por promotor ao. A submissão de candidaturas às medidas de apoio é efetuada, exclusivamente, via formulário disponível no site do Programa Estratégico +E+I.

São elegíveis no “Passaporte para o Empreendedorismo” as candidaturas apresentadas por promotores que se enquadrem nas seguintes condições:

  1. Jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura há menos de 3 anos;
  2. Jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento e inscritos nos centros de emprego há mais de quatro meses;
  3. Jovens até aos 34 anos detentores de mestrado ou doutoramento.

Chama-se a atenção para o facto de apenas se considerarem elegíveis os residentes ou que tenham obtido o grau académico nas regiões de convergência Norte, Centro ou Alentejo, sendo este, para todos os efeitos, um constrangimento para muitos dos nossos leitores. Contudo, esta parece-nos ser uma excelente oportunidade para alguns dos recém licenciados, nomeadamente em Saúde Ambiental, que já têm dado provas das suas capacidades empreendedoras pelo que sugerimos uma visita ao sítio do “Passaporte para o Empreendedorismo” e leitura atenta dos respetivo regulamento.