Seminário de Investigação “Respiratory protection against aerosol hazards in occupational environments”

No próximo dia 2 de novembro de 2016, irá ter lugar no Anfiteatro da ESTeSL, a partir das 10 horas, um Seminário de Investigação promovido pelo Grupo de Investigação em Ambiente e Saúde (GIAS).

Seminário de Investigação “Respiratory protection against aerosol hazards in occupational environments”O Seminário de Investigação “Respiratory protection against aerosol hazards in occupational environments” será desenvolvido  por Sergey A. Grinshpun, professor de Saúde Ambiental da Universidade de Cincinnati (Estados Unidos da América) e Diretor do Center for Health Related Aerosol Studies (CHRAS), no âmbito do financiamento obtido pela Fundação Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia  através do formulário disponível online.

Projeto ClimACT conta com a colaboração de docentes de Saúde Ambiental da ESTeSL

Teve lugar na passada quarta-feira, dia 7 de setembro, no Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, a reunião de kick-off do projeto Interreg Sudoe ClimACT “Acting for the transition to a low carbon economy in schools – development of support tools”.

Equipa ClimACT na reunião de kick-of no Campus Tecnológico e Nuclear do IST

O ClimACT, que será liderado por Portugal, foi recentemente aprovado no âmbito do programa Interreg SUDOE e  irá ser implementado em 35 escolas piloto de Portugal, Espanha, França e Gibraltar.

O programa Interreg SUDOE visa promover a cooperação transnacional para resolver problemas comuns às regiões do Sudoeste Europeu, estando o projeto entretanto aprovado inserido no eixo prioritário “Economia de Baixo Teor de Carbono”. O projeto ClimACT tem um orçamento global de cerca de 1,4 milhões de euros e este programa aprovou um financiamento de 993 mil euros (FEDER), dos quais cerca de 450 mil euros serão afetos à participação portuguesa.

O ClimACT pretende apoiar a transição para uma economia de baixo carbono nas escolas, alicerçado em quatro linhas de atuação, nomeadamente: (i) desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão que permitirão às escolas aumentar sua eficiência energética, através da gestão inteligente de recursos, energias renováveis e alteração de comportamentos; (ii) desenvolvimento de modelos de negócio e de novas estratégias de gestão energética para as escolas; (iii) desenvolvimento de ferramentas educacionais para a sensibilização em baixo carbono; e (iv) criação de uma rede temática/Living Lab na região SUDOE (Sudoeste Europeu) para promover a consciencialização e capacitação e terá uma duração de três anos.

A coordenação do projeto estará a cargo do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), unidade de investigação do IST, sendo o consórcio constituído por nove entidades europeias: quatro de Portugal, o IST, o ISQ, a Edigreen e a ABAE; duas de Espanha, o CIEMAT e a Universidad de Sevilha; duas de França, a Université de la Rochelle e a Ville de la Rochelle; e uma do Reino Unido (Gibraltar), a University of Gibraltar.

Salienta-se ainda o facto da equipa do IST integrar quatro licenciados em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), sendo que três deles são docentes da área científica de Saúde Ambiental, nomeadamente: Marina Almeida-Silva, Tiago Faria e Vítor Manteigas (coordenador do Programa Eco-Escolas na ESTeSL).

ESTeSL assume a presidência da Rede Académica das Ciências da Saúde

No passado dia 1 de setembro, teve lugar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) a primeira Assembleia Geral da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP.

Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP

A Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP tem como missão promover a formação e cooperação científica na área das ciências da saúde entre Instituições do Ensino Superior (IES) e Centros de Investigação (CI) de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), comungando dos princípios da sua Declaração Constitutiva.

Nesta fase inicial, integram a RACS-CPLP nove instituições de ensino superior da área das ciências da saúde, promotoras da iniciativa, nomeadamente: (i) CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL (Portugal); (ii) Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Portugal); (iii) Escola Superior de Saúde do Alcoitão,  Santa Casa da Misericórdia de Lisboa  (Portugal); (iv) Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto  (Portugal); (v) Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal); (vi) Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa  (Portugal); (vii) Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, Rio de Janeiro (Brasil); (viii) Instituto Superior Politécnico de Benguela (Angola); (ix) Universidade do Mindelo, S. Vicente (Cabo Verde).

Na sequência desta primeira Assembleia Geral, onde teve lugar a eleição dos respetivos Corpos Sociais, a ESTeSL assumiu a presidência da Direção…

Encontro Nacional de Saúde Ocupacional

Irá realizar-se no dia 17 de novembro de 2016 o “Encontro Nacional de Saúde Ocupacional“, uma organização da Coordenação do Programa Nacional de Saúde Ocupacional da Direção-Geral da Saúde (DGS) em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que terá lugar no Auditório da ESTeSL.

Encontro Nacional de Saúde Ocupacional

A inscrição no “Encontro Nacional de Saúde Ocupacional” é gratuita mas obrigatória e implica o preenchimento do respetivo  formulário de inscrição.

Os interessados podem ainda fazer a submissão de posteres de cariz científico (consultar o “regulamento para apresentação de posteres“) enviando o “formulário para a submissão de resumo de poster” devidamente preenchido para o endereço saudetrabalho@dgs.pt.

Para eventuais esclarecimentos adicionais, sugerimos que se mantenham atentos ao Microsite da Saúde Ocupacional da DGS.