Resíduos são “malapata” dos centros urbanos!

Os Jovens Repórteres para o Ambiente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa dão-nos conta de que os «resíduos são “malapata” dos centros urbanos!».

Esta é uma fotorreportagem de Nilza Camenha e Patrícia Araújo, Jovens Repórteres para o Ambiente e estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

É reconhecido que os resíduos são considerados uns dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. De acordo com AmbScience a má gestão de resíduos causa poluição ambiental e concorre para a propagação de vetores, podendo entupir os sistemas de águas pluviais, estagnar a água e favorecer a criação de nichos ambientais de risco, revelando-se também um problema de saúde pública. A generalidade dos regulamentos municipais de resíduos urbanos determinam a proibição de colocar resíduos nos espaços públicos e, no caso de alguns fluxos específicos, nos contentores destinados aos resíduos urbanos, mas as práticas teimam em não mudar.