“O Ambiente e a Saúde” oferecido pelo Instituto Piaget Editora

O Ambiente e a SaúdeO Saúde Ambiental… e o Instituto Piaget Editora apresentam-vos um desafio conjunto para que, em função da vossa participação, possam ganhar um exemplar do livro “O Ambiente e a Saúde“.

Para aqueles cuja actividade se desenvolve, ou se perspective vir a desenvolver, na área da Saúde Ambiental, este é um título de leitura obrigatória e que faz parte da bibliografia recomendada para a Unidade Curricular de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Para que possam receber em vossa casa um dos três livros que o Instituto Piaget Editora gentilmente oferece para este desafio terão que, cumulativamente, cumprir os seguintes requisitos:

  1. Enviar uma mensagem de correio electrónico a indicar em que colecção, das 25 existentes no Instituto Piaget Editora, se encontra o livro “O Ambiente e a Saúde“; e
  2. Na área destinada aos comentários desta mensagem, escrever uma breve mensagem acerca do blogue.

Este é um desafio que ficará aberto à participação de todos os leitores/visitantes do blogue, durante os próximos 30 dias. Têm até ao próximo dia 8 de Maio, para subscrever o Saúde Ambiental…, enviar o e-mail referindo a colecção do Instituto Piaget Editora onde podemos encontrar o livro “O Ambiente e a Saúde” e comentar o blogue.

Após este período, e de entre todos aqueles que cumprirem as regras entretanto definidas, iremos ordenar, por data de subscrição, todos os leitores do blogue por e-mail. Feito isto, será o RANDOM.ORG a determinar quais os três felizes contemplados que irão receber em casa, via postal, um exemplar do “O Ambiente e a Saúde“.

Nessa altura publicaremos outro post onde daremos conta dos vencedores.

Esta obra corresponde ao nosso desejo de alertar a sociedade para as ameaças que estão associadas aos diferentes tipos de poluição, incentivando a promover a adopção de um conjunto de medidas e regras que visem a protecção eficaz do ambiente e promovam a qualidade de vida das populações. Alertando, certamente, para os riscos que algum progresso pode acarretar. Mas sensibilizando, também, para a busca de tecnologias que sejam um instrumento valioso para melhorar as relações entre o homem e o ambiente, por forma a chegarmos à feliz conclusão que estamos condenados a viver numa espécie de equilíbrio dinâmico existente no seio de uma entidade única, condenada a entender-se e a respeitar-se. Não esquecendo, nunca, que uma resposta adequada a qualquer problema que possa perturbar esse equilíbrio, terá sempre repercussões a nível global. E que nesta matéria as soluções globais serão sempre, simplesmente, o somatório das soluções parcelares que soubermos inventar.

Para susbrever o Saúde Ambiental… clique aqui. Para pesquisar o livro “O Ambiente e a Saúde” no sítio do Instituto Piaget Editora clique aqui. Para enviar-nos o e-mail clique aqui e, por fim, clique aqui para comentar.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

18 Comments

  1. Severino Assis da Graça Macoris MonsterID Icon Severino Assis da Graça Macoris

    Oportuno. Precisamos de fontes de informações voltadas
    para esta importante area de conhecimento.

  2. Carina Vieira MonsterID Icon Carina Vieira

    Em palavras soltas podemos dizer que este blogue é: simpático (pelas ilustrações); claro (pela comunicação); interessante (pelos conteúdos); importante (pelas actualizações)…bom (por tudo o resto).

  3. Liliana Gonçalves MonsterID Icon Liliana Gonçalves

    Olá professor, desde já parabéns por esta iniciativa. Já me subscrevi à algum tempo e, como tal, resolvi participar. Penso que em qualquer profissão uma das razões que nos distingue uns dos outros é o querer saber sempre mais, ter esse espírito de curiosidade que nos faz evoluir. Como tal, este parece-me ser um livro bastante interessante para os Técnicos de Saúde Ambiental e, também, uma forma de alertar outras pessoas não tão directamente ligadas à temática. Li que a obra aborda os problemas que advém da poluição, principalmente no que se refere aos que interferem na qualidade de vida das populações. Parece-me, portante, uma obra de referência. Parabéns por esta oportunidade que está a dar aos leitores do blogue.

    Saudações Ambientais!

  4. olá!
    Gostei muito do blog, bem completo e com muitas informações e fontes de pesquisa. Já está adicionado aos favoritos!
    abraços,

  5. Liliana Duarte MonsterID Icon Liliana Duarte

    O blog saudeambiental.net não só explica de forma muito objectiva as áreas de intervenção do curso de Saúde Ambiental como qualquer dúvida que tenhamos, qualquer informação necessária sobre este ramo podemos encontrar neste blog. Desde que tomei conhecimento tornei-me assídua do mesmo e agora com a subscrição ainda mais o vou ser. Aconselho não só aos intervenientes nesta área mas a todos os interessados por este ramo.
    Parabéns e uma excelente continuação deste magnífico trabalho 🙂

  6. Caros leitores,
    Este blogue pretende, de facto, ser um espaço de partilha de informação relativa à Saúde Ambiental, onde a Segurança e Higiene do Trabalho é apenas uma das valências a considerar. Para que esta seja uma realidade, muito têm contribuido as colaborações avulsas que alguns de vós têm dado, fazendo-nos chegar informações relevantes e que aqui temos divulgado.
    A oferta do “O Ambiente e Saúde” por parte do Instituto Piaget Editora, vem reconhecer o contributo que o blogue Saúde Ambiental… tem vindo a dar para a divulgação da Saúde Ambiental e dos profissionais que trabalham nesta área, um pouco por todo o Mundo. Exemplo disso é o facto de termos um número cada vez maior de leitores do Brasil, Angola e Moçambique.
    A ideia de vos propôr um comentário neste post era para ouvir de vós algumas opiniões e sugestões para que possamos melhorar aquilo que aqui temos vindo a oferecer em termos de conteúdos.

    A todos aqueles que já aqui comentaram, subscreveram o blogue e indicaram a colecção onde se pode encontrar o livro “O Ambiente e a Saúde”, muito obrigado e boa sorte.

  7. Boa Tarde a todos!
    Estou neste momento a postar neste Blog devido ao “concurso” para o livro Ambiente e a Saúde do Instituto Piaget!
    Apesar de apenas ter subscrito o blog neste presente dia, tenho consultado com alguma frequência para me manter a par das novidades no nosso “mundo” da Saúde Ambiental.
    É um “sítio” bastante agradável, com informações necessárias, importantes e muito úteis para quem está neste Ramo!
    Espero, continuar a consultá-lo e verificar a continuação da sua boa qualidade, como tem sido verificado até à presente data.

    Sem mais assunto de momento,
    Boa Páscoa a todos!!

    Mafalda Mota

  8. Cátia Ribeiro MonsterID Icon Cátia Ribeiro

    o blogue “saúde ambiental” permite de uma forma clara e objectiva promever o curso de Saúde Ambiental. E assim, contribuir para o diálogo, e actualização entre os alunos, profissionais, professores e interessados. Serve, como uma base informativa, para a população em geral de forma a que estes estejam mais informados acerca das áreas de intervenção do curso de Saúde Ambiental, o que permite uma pluralidade de opiniões e sentido crítico dos assuntos e temas aqui expostos relacionados com a nossa área. Com isto, concluo que este blogue é uma excelente fonte de informação apelativa e bastante interessante uma vez que remate a todos e nao só alunos e profissionais de Saúde Ambiental.
    Cumprimentos
    Cátia Ribeiro

  9. Dionne Gonçalves MonsterID Icon Dionne Gonçalves

    Participo de um grupo de discussão na área de Segurança do Trabalho, e recebi um e-mail falando sobre esta distribuição por tal motivo me interessei primeiramente não minto ao fato de ganhar um exemplar, porém também admito que após entrar no blog e cumprir todas as exigências para obter o livro, dei uma olhada avulsa no webblog e detectei que realmente é um diferencial na área de saúde ambiental, porém está é apenas uma opnião superficial afinal é a primeira vez que entro aqui, mas tenho que admitir também que a idéia de atrair pessoas ao site foi muito criativa e original,digo afinal que eu gostei, eis que estou aqui.

    Obrigado

    Dionne Gonçalves

  10. Viva colega Manteigas,

    O blog “Saúde Ambiental” é sem dúvida uma marca do esforço que tens empregue em prol da nossa carreira!
    A sua criação permitiu finalmente, e de maneira expedita, a união de todos profissionais da área através do conhecimento.
    Está sempre presente no meu dia-a-dia, por isso faz parte das páginas iniciais do meu computador de trabalho, a par do blog do Jornal de Saúde Ambiental.
    O meu muito obrigada

    Alexandra

  11. Boa Noite,

    Assim como o colega Eduardo, a minha sorte em concursos é nula, mas digamos que não custa tentar 🙂

    Em relação ao blogue, e numa perspectiva de aluna, este tem sido de uma enorme valia para nós, não só porque nos vai informando sobre temáticas importantes para a área, como também nos disponibiliza informação e directórios para a procura de mais informação, o que torna o presente blogue como uma óptima ferramenta de estudo/trabalho.

    No meu ver pessoal, o blogue também é especial por explicar as nossas actividades e áreas de intervenção e por as difundir a pessoas menos esclarecidas 😉

    Assim, desejo uma continuação de bom trabalho e no fundo agradecer por nos manter sempre tão bem informados.

    Carla Nunes

  12. É pena que eu não tenha descoberto este site antes de entrar para a ESTeSL! É bem provável que na altura não desatasse a chorar quando vi a minha colocação em Saúde Ambiental… “mas que curso é este?! Eu não contava entrar aqui! A última opção era só para encher o espaço do formulário!!”
    Ainda é grande o desconhecimento que existe em torno da Saúde Ambiental, todos os anos vemos isso pelos caloiros que entram e pelos familiares e amigos que perguntam em que curso estamos e ao respondermos Saúde Ambiental com toda a firmeza eles exclamam um profundo “Ahhh….” como quem diz “Agora explica que curso é esse.”
    É realmente preciso a divulgação do curso, da profissão e das competências e este blog tem trabalhado nisso mesmo!
    Graças ao professor Vítor, que tem desenvolvido aqui um excelente trabalho, esperamos que cada vez mais o profundo “Ahhh…!” se transforme em algo como “Sim, já ouvi falar”, no mínimo!
    Não foi por ter lido o e-mail sobre o livro que visitei o blog (o professor sabe que já aqui deixei uns comentáriozinhos), contudo não sabia que se podia subscrever!

    Acabei de olhar para os comentários lá em cima e percebi que já não vou levar o livro como as minhas “amêndoas” da Páscoa!

    Cumprimentos e boa Páscoa!

  13. Jordânia Nascimento MonsterID Icon Jordânia Nascimento

    Caro professor

    Depois de ter-nos alertado para o facto de que poderemos receber um exemplar do ” O ambiente e a saúde”, confesso que fiquei curiosa em saber como isto iria funcionar. Portanto decidi dar uma olhadela no blogue e ver o que seria necessário fazer para conseguir esse exemplar e claramente não foi nada difícil as “tarefas” que foram necessárias fazer, no entanto sei que haverá muita concorrência.
    Relativamente ao blogue tem estado cada vez melhor…pois tem sempre alguma informação que nos é sempre muito útil para área de saúde ambiental. Com certeza virei cá mais vezes, visto que me subscrevi no blogue e não para saber algumas informações relevantes.

    Saudações ambientais
    Jordânia

  14. Eduardo Figueiredo MonsterID Icon Eduardo Figueiredo

    Caro Manteigas,

    Acabo de subscrever o blogue de Saúde Ambiental por email para poder participar neste “desafio conjunto” e habilitar-me ao título do Instituo Piaget, que se reputa de leitura obrigatória, para quem, como eu, desenvolve actividades em Saúde Ambiental.

    Assim sendo, e após os dois primeiros passos, sou incumbido a escrever aqui uma breve mensagem acerca deste blogue. Creio não poder cumprir a premissa porque, um breve delinear de palavras é insuficiente para qualificar o actual momento do saudeambiental.net.

    Começo por referir que tenho pouca sorte com concursos, pelo que, não acredito vir a ser o feliz contemplado com esta obra literária que, pela sua breve descrição e pelas suas onze vírgulas, ombreará com o que de melhor se faz na Editora Paroquial Diocesana de Coimbra. Infelizmente, já em tempos a sorte não me bafejou com a máquina de café Nespresso Lattissima, também por aqui alvo de concurso.

    Sobre o blogue em si… para ser franco colega Manteigas, vai ter de mudar a descrição do blogue na parte em que se refere ao “Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental”. Cada vez que o colega me sugere e faz perder tempo com os Iukens da blogosfera começo a ter receio que daqui para a frente já nada se saiba de nós e que sejamos substituídos pelos produtos da Amway ou pelas vendas de Time-Sharing na Quarteira.

    Um abraço,
    Eduardo

  15. Gerações passadas usaram e abusaram do nosso planeta, muitas pela ignorância. A nossa não é mais ignorante, pois está sendo atingida pelas conseqüências dos atos passados então, cabe a nós disseminar e agir para que nossas gerações futuras tenham o resgate total ou parcial do nosso planeta limpo e habitável.
    Excelente a iniciativa e projeto deste blog.

    Luiz Galvão

  16. Susana do Canto MonsterID Icon Susana do Canto

    Profissões do futuro estão nas áreas de tecnologia, meio ambiente e saúde – será a verdade de 2009?

  17. Gostei muito do Blogue, pois o mesmo trata de assuntos pertinentes a minha área de atuação, pois sou Docente Universitário e ministro Disciplinas tais como Meio Ambiente e Higiene e Saúde Ocupacional entre Outras e me interesso muito pelo assunto SUSTENTABILIDADE .
    Espero que o mesmo continue a tratar desses assuntos difundindo-os com clareza e objetividade.
    A. Dickson

  18. É impressionante a quantidade de informações articuladas neste blog. Encontrei, até mesmo, indicações de um evento que será realizado na minha Universidade (UFSC) – Santa Catarina, Brasil.
    Parabéns aos idealizadores do blog!

Comments are closed