Vai iniciar-se já no próximo dia 14 de Abril o Ciclo de Debates 2010 “Repensando o desenvolvimento frente ao encontro de Copenhague”.
Esta é uma iniciativa interessante, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Secção Rio Grande do SUL (ABES-RS), que vem na senda daqueles que foram os Ciclos de Debates “Repensando o Desenvolvimento frente às Fragilidades Ambientais” e “Repensando o Desenvolvimento frente à Crise Econômica” desenvolvidos nos últimos dois anos.
Este “novo” Ciclo pretende provocar um repensar sobre como o Homem se apropria do meio-ambiente para desenvolver as suas actividades, os impactes que provoca e suas consequências na qualidade de vida da sociedade. Procura entender as dificuldades actuais de estabelecer o equilíbrio entre as diferentes opções de desenvolvimento sócio-económico e a preservação ambiental e irá alicerçar-se nas perspectivas ambientais face à Conferência de Copenhague (COP15) e tentará dar resposta às seguintes questões:
- Quais as principais conclusões da COP15?
- Como o mundo vai enfrentar o desafio de preservar o meio ambiente e continuar se desenvolvendo?
- Quais os desdobramentos da COP15 sobre as questões ambientais no mundo e no Brasil?
- Quais suas conseqüências a curto e longo prazo?
- Qual o posicionamento do bloco dos países desenvolvidos, como os Estados Unidos e dos países em desenvolvimento, como China e Brasil?
- O que foi adiado para a COP16 no México?
O Ciclo será realizado na Fundação Getúlio Vargas – FGV, Avenida Praia de Belas 1510, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre, RS, das 8h30min às 11h. No início de cada encontro, entre 8h30min e 9h, será oferecido um café, proporcionando aos participantes a oportunidade de se conhecerem e de trocarem opiniões de maneira informal. Para os participantes com mais de 75% de presença nas apresentações será fornecido um certificado de participação.
Para os eventuais interessados que nos lêem do Brasil, deixamos a programação do Ciclo de Debates 2010 e o desejo de bons encontros.
- 14 de Abril: COP 15 – Avanços, retrocessos e incertezas.
- 12 de Maio: Desfiguração da legislação ambiental.
- 23 de Junho: Colapso climático iminente: verdade ou ficção?
- 11 de Agosto: Cidades sustentáveis: alternativas energéticas e de postura.
- 08 de Setembro: COP 15 – Políticas públicas no RS frente à crescente onda de desastres naturais.
- 13 de Outubro: Matriz energética: desafios do crescimento econômico.
- 10 de Novembro: Perspectivas para o encontro do México (2014) passando por Kioto (1997) e Copenhague (2009).