Flash Mob de Saúde Ambiental para preservar a biodiversidade

“Está na hora” foi o mote para a iniciativa da Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, que quis chamar a atenção da população de Coimbra para a urgência de salvar o planeta. A dança [quase] espontânea foi o meio escolhido para passar a mensagem no Fórum Coimbra, na véspera da “Hora do Planeta”.

Apesar de haver quem não valorize este tipo de iniciativas, nós continuamos a achar que é uma forma de dar o mote e promover assim a mudança de atitudes e comportamentos, tendentes à preservação da biodiversidade e, consequentemente, do Planeta.

Parabéns aos colegas de Coimbra.

Saúde Ambiental “Fast-Sessions”

O Curso de Saúde Ambiental do Instituto Politécnico de Beja irá iniciar, no próximo dia 9 de Abril, um ciclo de conferências intitulado Saúde Ambiental “Fast-Sessions”, com o objectivo central de aumentar o conhecimento em Saúde Ambiental através de “pequenas doses de grandes temas”.

Todas as conferências decorrerão na Biblioteca Municipal de Beja com entrada livre.

A sessão subordinada ao tema “Habitação e Saúde”, que irá decorrer no dia 9 de Abril de 2010, terá uma comunicação que será proferida pelo Arquitecto António Baptista Coelho (LNEC) e posteriormente será apresentado o projecto Habitabil-idade da autoria das estudantes Ana Fialho, Ana Matos e Liliana Martins.

No dia 16 de Abril o tema será “Resíduos Perigosos” e a comunicação estará a cargo do Subdirector-Geral da Saúde José Robalo (DGS) seguindo-se a apresentação do projecto Campanha de Troca de Termómetros de Mercúrio da autoria dos estudantes Cátia Pereira, Rute Pereira e Simão Gomes.

Duas semanas na Malásia, quem quer?

Já estão disponíveis, para as duas categorias que ainda faltavam, os regulamentos para o concurso “Como Manter Portugal Limpo?“.

Agora os candidatos à categoria de estudantes do ensino básico (1.º – 4.º anos e 5.º – 8.º anos) e à categoria de estudantes do ensino superior, sabendo os trabalhos que os espera, já podem lançar mãos à obra. Ao contrário daquilo que se verificou para o ensino secundário, os estudantes do ensino superior só poderão candidatar-se em grupos até dois elementos e para eles é dispensada a figura de tutor. E eu que gostava tanto de ir passar duas semanas à Malásia num programa eco-sustentável em regime de pensão completa 🙁

Os candidatos do ensino superior devem então realizar um filme com a duração máxima de 8 minutos, tendo em conta as especificações do regulamento.

Desafio todos os estudantes de Saúde Ambiental do país a participarem e os vencedores a relatarem aqui, depois de a vivenciarem, aquela que terá sido a sua experiência na Malásia 😀

Regime Jurídico da Urbanização e Edificação: não há nove sem dez!

Se não há duas sem três, neste caso poderemos dizer que não há nove sem dez!

Foi publicado hoje o Decreto-Lei n.º 26/2010 que procede à décima alteração ao Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, que estabelece o regime jurídico da urbanização e edificação, e procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 107/2009, de 15 de Maio, que aprova o regime de protecção das albufeiras de águas públicas de serviço público e das lagoas ou lagos de águas públicas.

O poder do gado bravo

Foi publicado hoje, no Diário da República Electrónico, o Decreto Legislativo Regional n.º 12/2010/A, que procede à primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 37/2008/A, de 5 de Agosto, que estabelece o regime jurídico de actividades sujeitas a licenciamento das câmaras municipais na Região Autónoma dos Açores e onde, em algumas delas, intervêm as Autoridades de Saúde e os Técnicos de Saúde Ambiental.

O preâmbulo deste diploma reza assim:

Considerando a importância que as touradas à corda detêm em diversas ilhas da Região Autónoma dos Açores;

Considerando, ainda, que tais festejos representam um cartaz de interesse regional e de atracção turística, que se impõe seja preservado, mas que a sua realização importa elevados custos;

Considerando a importância que reveste a melhor clarificação e rigor das definições constantes do capítulo referente às touradas à corda, que melhor se compaginam com os usos da tradição, uma vez enraizadas na cultura popular da comunidade açoriana;

Considerando o contributo quer daqueles que mais perto lidam com este espectáculo quer das entidades envolvidas (…)

Já haviamos houvido falar do poder do gado bravo na Região Autónoma dos Açores. No final de Abril, na ilha Terceira, iremos confirmá-lo mas, para já, os índicios são evidentes.

O Saúde Ambiental… à mesa

Esta semana foi marcada, para já, pelo reencontro com as “origens”. Reencontro com um daqueles senhores que marcaram aquilo que sou hoje em termos profissionais.

Se para uns eu serei conhecido como “O senhor do Blogue“, Sousa Esteves (António Carlos Sousa Esteves) será, para mim, um dos grandes senhores da Saúde Ambiental.

Foi com ele que privei, profissionalmente falando, durante os últimos seis a sete anos que me detive pela Saúde Pública, no âmbito das minhas actividades de cariz regional, e foi com ele que percorri os roteiros gastronómicos de São Sebastião e de Alvalade, no coração de Lisboa. Com ele, à mesa, falávamos de saúde ambiental, de saúde pública, de qualidade do ar interior, de legionellas, de política… disto e daquilo.

Sentia saudades daquelas conversas e, mais do que disso, sentia saudades do senhor.

Médico de Saúde Pública de carreira, foi um daqueles que, de entre outros, sempre valorizou o papel dos Técnicos de Saúde Ambiental e que sempre pugnou pela valorização da saúde ambiental nos cuidados de saúde primários.

Esta semana, à mesa do “Luanda”, também o Saúde Ambiental… voltou a ser tema de conversa.

Porque sabemos que nos lê, aqui expresso publicamente o meu muito obrigado por se manter desse lado da mesa para que, entre garfadas, possamos continuar a falar destas e doutras coisas.