O Saúde Ambiental… à mesa

Esta semana foi marcada, para já, pelo reencontro com as “origens”. Reencontro com um daqueles senhores que marcaram aquilo que sou hoje em termos profissionais.

Se para uns eu serei conhecido como “O senhor do Blogue“, Sousa Esteves (António Carlos Sousa Esteves) será, para mim, um dos grandes senhores da Saúde Ambiental.

Foi com ele que privei, profissionalmente falando, durante os últimos seis a sete anos que me detive pela Saúde Pública, no âmbito das minhas actividades de cariz regional, e foi com ele que percorri os roteiros gastronómicos de São Sebastião e de Alvalade, no coração de Lisboa. Com ele, à mesa, falávamos de saúde ambiental, de saúde pública, de qualidade do ar interior, de legionellas, de política… disto e daquilo.

Sentia saudades daquelas conversas e, mais do que disso, sentia saudades do senhor.

Médico de Saúde Pública de carreira, foi um daqueles que, de entre outros, sempre valorizou o papel dos Técnicos de Saúde Ambiental e que sempre pugnou pela valorização da saúde ambiental nos cuidados de saúde primários.

Esta semana, à mesa do “Luanda”, também o Saúde Ambiental… voltou a ser tema de conversa.

Porque sabemos que nos lê, aqui expresso publicamente o meu muito obrigado por se manter desse lado da mesa para que, entre garfadas, possamos continuar a falar destas e doutras coisas.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Sérgio Cardoso MonsterID Icon Sérgio Cardoso

    Só vou emitir um breve comentário…

    Efectivamente, o Dr. António Carlos Esteves é um daqueles Médicos de Saúde Pública que não se esquece e que marcam efectivamente, directa e indirectamente, a personalidade com quem ele trabalha … É uma pessoa que se sente a sua presença numa equipa de trabalho e não é indiferente a nada…
    Durante os dois anos que trabalhamos juntos (Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde dos Olivais – 98/00), posso dizer que pelo seu rigor e exigência, alterou completamente a minha maneira de ser e de ver a saúde ambiental…
    Só é pena que o Dr. António Carlos Esteves não tenha tido ainda um lugar de destaque no Ministério da Saúde, dado que é uma pessoa muito válida e única e que por vezes é mal interpretada pelos seus colegas…
    Para finalizar estas palavras, termino com a seguinte frase: “deveriam existir muitos Drs. António Carlos Esteves para melhorar e dignificar a Saúde Pública do país…”.

    Um amigo

    Sérgio Cardoso

    Nota: Os colegas TSA mais novos ou que estão ainda em fase de formação deveriam ter uma breve experiência com o Dr. António Carlos Esteves pois isso seria uma mais valia e valorização para eles e também para a nossa carreira…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *