Flash Mob de Saúde Ambiental para preservar a biodiversidade

“Está na hora” foi o mote para a iniciativa da Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, que quis chamar a atenção da população de Coimbra para a urgência de salvar o planeta. A dança [quase] espontânea foi o meio escolhido para passar a mensagem no Fórum Coimbra, na véspera da “Hora do Planeta”.

Apesar de haver quem não valorize este tipo de iniciativas, nós continuamos a achar que é uma forma de dar o mote e promover assim a mudança de atitudes e comportamentos, tendentes à preservação da biodiversidade e, consequentemente, do Planeta.

Parabéns aos colegas de Coimbra.

Saúde Ambiental “Fast-Sessions”

O Curso de Saúde Ambiental do Instituto Politécnico de Beja irá iniciar, no próximo dia 9 de Abril, um ciclo de conferências intitulado Saúde Ambiental “Fast-Sessions”, com o objectivo central de aumentar o conhecimento em Saúde Ambiental através de “pequenas doses de grandes temas”.

Todas as conferências decorrerão na Biblioteca Municipal de Beja com entrada livre.

A sessão subordinada ao tema “Habitação e Saúde”, que irá decorrer no dia 9 de Abril de 2010, terá uma comunicação que será proferida pelo Arquitecto António Baptista Coelho (LNEC) e posteriormente será apresentado o projecto Habitabil-idade da autoria das estudantes Ana Fialho, Ana Matos e Liliana Martins.

No dia 16 de Abril o tema será “Resíduos Perigosos” e a comunicação estará a cargo do Subdirector-Geral da Saúde José Robalo (DGS) seguindo-se a apresentação do projecto Campanha de Troca de Termómetros de Mercúrio da autoria dos estudantes Cátia Pereira, Rute Pereira e Simão Gomes.

Duas semanas na Malásia, quem quer?

Já estão disponíveis, para as duas categorias que ainda faltavam, os regulamentos para o concurso “Como Manter Portugal Limpo?“.

Agora os candidatos à categoria de estudantes do ensino básico (1.º – 4.º anos e 5.º – 8.º anos) e à categoria de estudantes do ensino superior, sabendo os trabalhos que os espera, já podem lançar mãos à obra. Ao contrário daquilo que se verificou para o ensino secundário, os estudantes do ensino superior só poderão candidatar-se em grupos até dois elementos e para eles é dispensada a figura de tutor. E eu que gostava tanto de ir passar duas semanas à Malásia num programa eco-sustentável em regime de pensão completa 🙁

Os candidatos do ensino superior devem então realizar um filme com a duração máxima de 8 minutos, tendo em conta as especificações do regulamento.

Desafio todos os estudantes de Saúde Ambiental do país a participarem e os vencedores a relatarem aqui, depois de a vivenciarem, aquela que terá sido a sua experiência na Malásia 😀