Dia Mundial da Árvore

Com o Dia Mundial da Árvore, a Primavera deu o seu primeiro sorriso. Este ano, num Portugal mais limpo.

Dia Mundial da Árvora ou Dia Mundial da Floresta

Este ano, porque poupar é preciso, aproveito a mesma folha de papel, pintada com os mesmos lápis e canetas, pela mão da mesma criança, para ilustrar esta mensagem.

Fomos Limpar Portugal

Foi ontem que alguns portugueses saíram à rua para Limpar Portugal.

Nós, um pouco antes da hora normal para um sábado, acordávamos. Ao levantar-me olhei pela janela. Lá fora chovia.

Munido de fato oleado, luvas, capacete, máscara e uma mochila pejada de comida, pus-me ao caminho. O encontra havia sido marcado entre as 9h00m e 9h30m e findo o tempo de espera, os voluntários para a limpeza da freguesia não haviam chegado aos 40. Terá sido a chuva a causadora de alguma desmobilização? Enfim!…
Ainda assim, no grupo havia crianças de 7 anos e jovens de 70, famílias inteiras, escuteiros, grupos ligados à igreja, crentes e ateus. Foi bonito.

O grupo acabou por ser distribuído por duas lixeiras previamente identificadas. Metade dos elementos ficaram na encosta entre o Bairro da Fraternidade e o rio Trancão e eu rumei à Estrada Nacional 10, em frente à Quinta da Maçaroca, na freguesia de São João da Talha. Foi por ali que eu e mais duas estudantes de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, passámos a manhã de Sábado. Obrigado à Carla Ramos e à Marina Silva pela companhia.

Na fotografia, Marina Silva, Carla Ramos, Tó Fonseca (chefe de lixeira) e Vítor Manteigas.

E vocês, que nos visitam regularmente, por onde andaram?