Fomos Limpar Portugal

Foi ontem que alguns portugueses saíram à rua para Limpar Portugal.

Nós, um pouco antes da hora normal para um sábado, acordávamos. Ao levantar-me olhei pela janela. Lá fora chovia.

Munido de fato oleado, luvas, capacete, máscara e uma mochila pejada de comida, pus-me ao caminho. O encontra havia sido marcado entre as 9h00m e 9h30m e findo o tempo de espera, os voluntários para a limpeza da freguesia não haviam chegado aos 40. Terá sido a chuva a causadora de alguma desmobilização? Enfim!…
Ainda assim, no grupo havia crianças de 7 anos e jovens de 70, famílias inteiras, escuteiros, grupos ligados à igreja, crentes e ateus. Foi bonito.

O grupo acabou por ser distribuído por duas lixeiras previamente identificadas. Metade dos elementos ficaram na encosta entre o Bairro da Fraternidade e o rio Trancão e eu rumei à Estrada Nacional 10, em frente à Quinta da Maçaroca, na freguesia de São João da Talha. Foi por ali que eu e mais duas estudantes de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, passámos a manhã de Sábado. Obrigado à Carla Ramos e à Marina Silva pela companhia.

Na fotografia, Marina Silva, Carla Ramos, Tó Fonseca (chefe de lixeira) e Vítor Manteigas.

E vocês, que nos visitam regularmente, por onde andaram?

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

2 Comments

  1. ana catarina pires

    Embora resida em Lisboa, estive no Concelho de Torres Vedras, mais especificamente na freguesia de S. Mamede da Ventosa, onde costumo passar os fins-de-semana. Nesse dia estavam presentes cerca de 50 pessoas, distribuidas por 4 subgrupos. O meu subgrupo teve a seu cargo a limpeza de 5 pontos, dos quais constavam um parque, um eucaliptal e um pinhal. Foram recolhidos objectos de todo o género, desde sofás, a electrodomésticos, peças de automóveis e vários tipos de embalagens! Apesar da chuva que se sentiu e de algumas dificuldades de acesso aos locais (na sua maioria estradas secundárias que se encontravam enlameadas…) os objectivos foram cumpridos e acima de tudo o esforço dispendido por todos foi muito recompensador. No final do dia, reinava a boa disposição e a sensação de dever cívico cumprido! Apenas lamento que só os jovens da freguesia (na sua maioria escuteiros) tivessem participado, não existindo disponibilidade da parte de outras faixas etárias… Espero que a iniciativa tenha servido para alertar a consciência de muitos cidadãos, e que no futuro a população tenha mais cuidado! É inadmissível os restos de construção civil despejados ilegalmente, quando neste momento já existe encaminhamento adequado, assim como os “monstros” encontrados, sendo que as autarquias hoje em dia já procedem à sua recolha gratuita. Se repetirem a iniciativa para o ano, lá estarei!

  2. Tinha de estar presente! Para além de participar numa iniciativa nacional, ajudei a limpar a minha freguesia. Não fomos muitos mas fomos bons no trabalho que fizemos. A meio da manhã já haviam vários sacos cheios. O que ficou por limpar não depende de nós (a menos que conseguíssemos transformar as nossas mãos em pás de retroescavadoras), mas sim da boa vontade dos autarcas da freguesia e do concelho… e principalmente da consciência daqueles que durante anos despejaram os resíduos naquele local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *