Unidades de Saúde Pública… meio vazias!

Ao longo dos últimos anos temos dedicado algum do nosso tempo a analisar os dados que anualmente são disponibilizados pela Divisão de Estatísticas da Saúde da Direcção-Geral da Saúde, naquilo que diz respeito aos Médicos de Saúde Pública (MSP) e aos Técnicos de Saúde Ambiental (TSA), e já aqui fizemos menção a isso em algumas ocasiões (ver, por exemplo, Centros de Saúde e Hospitais – Recursos e Produção do SNS – 2006 e Centros de Saúde e Hospitais – Recursos e Produção do SNS – 2007).

Hoje deixamos, para vossa apreciação e eventual comentário, uma tabela que apresenta os dados referentes aos últimos cinco anos conhecidos (2005-2009).

Para além do facto de ter havido uma diminuição de cerca de 14,6% de MSP e de 8,8% de TSA, e de no documento de 2009 continuarem a fazer alusão aos Técnicos de Higiene e Saúde Ambiental, apraz-vos fazer algum comentário associado aos números que agora apresentamos?

Pós-graduação em Gestão de Risco em Estabelecimentos de Saúde

Recebemos por correio electrónico a solicitação de divulgação da Pós-graduação em Gestão de Risco em Estabelecimentos de Saúde.

A Gestão de Risco é uma função nova nos estabelecimentos de saúde de todo Mundo que só nestes últimos anos tem merecido a atenção que lhe é devida. Sendo legalmente obrigatória, quer em unidades públicas quer em unidades privadas, é também imposta por todos os sistemas de qualidade (acreditação/certificação) dos serviços de Saúde, constituindo uma obrigação de natureza contratual prevista no clausurado geral nos contratos programa a celebrar com as diversas estruturas do Sistema Nacional de Saúde. É, por isso, um importante instrumento de gestão estratégica dos respectivos serviços.

Os profissionais de saúde são, hoje, diariamente confrontados com a necessidade de participar e realizar tarefas relacionadas com a Gestão de Risco e de colaborar e assumir responsabilidades directas nesta área. Na generalidade dos serviços de saúde, em particular nos hospitais, tem vindo a ser criada a figura do Gestor de Risco Local. O Gestor de Risco Local é designado pelo Director de Serviço e homologado pelo Conselho de Administração. O exercício das actividades de Gestor de Risco Local em alguns serviços de saúde tem vindo a assumir já relevância curricular para efeitos de promoção profissional e de avaliação de desempenho, prevendo-se que venha a ter muitos mais efeitos num futuro próximo.

Para o correcto exercício da sua profissão e um desempenho pessoal e institucional seguro e saudável, os profissionais de saúde carecem de adquirir conhecimentos e ferramentas de trabalho para saber lidar com as questões relacionadas com o risco, colmatando algumas insuficiências.

O presente Curso de Pós-graduação pretende fornecer, de modo inovador e único, um conjunto estruturado, sistematizado e coerente de conhecimentos e de instrumentos técnicos de Gestão de Risco especificamente aplicada aos Estabelecimentos de Saúde que permitam o exercício mais seguro e saudável das profissões de saúde e tornar os serviços organizações que despertem mais confiança e reforcem a sua accountability.

O curso é promovido pela Escola de Estudos Pós-graduados e de Investigação da UFP em parceria com o Departamento de Formação do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos e a Secção Norte da Ordem dos Enfermeiros. Insere-se numa série de iniciativas na área do “Controlo e Melhoria da Qualidade em Unidades de Saúde”, tem um forte carácter multidisciplinar e foca-se em temas com grande destaque nos Sistemas de Saúde modernos.

Os interessados devem ter em consideração que as candidaturas decorrem até 24 de Setembro.

Para mais informações visitem a página da Pós-graduação em Gestão de Risco em Estabelecimentos de Saúde da Universidade Fernando Pessoa.