Acesso ao ensino da Saúde Ambiental em Portugal (2011)

Hoje vamos abordar a questão do acesso ao ensino da Saúde Ambiental em Portugal, naquilo que diz respeito às médias de entrada no ensino superior.

Podíamos não fazê-lo mas a verdade é que encontrámos uma situação que nos ajuda a explicar aquilo que já se sabia mas sobre o qual não se falava.

Tomemos como exemplo o caso de um(a)  estudante que este ano (2011) se candidatou a três das escolas públicas que ministram a Saúde Ambiental em Portugal…

Se tomarmos atenção à nota do candidato para cada uma das três escolas, podemos ver que não são iguais. Isto poderá ser justificado pelas provas de ingresso que cada estabelecimento de ensino apresenta como requisito e justifica, em parte, as diferenças encontradas ao nível das notas dos últimos colocados. As restantes conclusões que poderão eventualmente ser daqui retiradas, ficarão para quem nos lê.
Infelizmente este estudante não se candidatou à Escola Superior de Saúde de Beja e por isso não temos um termo de comparação com aquela instituição de ensino. Para vos ajudar na análise dos dados que disponibilizámos, deixamos aquelas que foram as provas de ingresso exigidas para este ano letivo.

Escola Superior de Saúde de Beja
Biologia e Geologia; ou
Física e Química; ou
Geografia

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
Biologia e Geologia; ou
Física e Química; ou
Matemática

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Biologia e Química; ou
Biologia e Matemática; ou
Biologia e Física

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Biologia e Geologia; ou
Física e Química; ou
Matemática

Chamamos a atenção para o facto de no próximo ano letivo as provas de ingresso para a Escola Superior de Saúde de Beja serem diferentes.

Seminário “Contaminantes químicos alimentares e ambientais. Duas realidades, uma só saúde”

Terá lugar no próximo dia 12 de Outubro, no Instituto Nacional de Saúde (INSA) o Seminário “Contaminantes químicos alimentares e ambientais. Duas realidades, uma só saúde” que apresenta como finalidade proporcionar aos participantes uma caracterização de duas realidades complementares (ambiente e alimentos) e uma identificação daqueles que são os seus efeitos na saúde humana.

Este Seminário é organizado por profissionais do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA e irá contar com a participação de alguns investigadores da Universidade do Porto, assim como das Universidades de Aveiro e Lisboa. Acrescentamos ainda que além destes, irão marcar presença três colegas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), sendo que duas são da área de Saúde Ambiental, com a seguinte comunicação:

Investigação laboratorial na área da toxicologia ambiental: case-study
Pesquisa de micotoxinas em material biológico e amostras ambientais.
Carla Viegas, Susana Viegas, Luísa Veiga ESTeSL

O evento destina-se a profissionais de saúde, médicos, investigadores, docentes e estudantes do ensino superior.