Recordatória: Encontro Nacional de Saúde Ambiental (ENSA 2011)

Foi no fim de julho deste ano que aqui fizemos alusão ao Encontro Nacional de Saúde Ambiental (ENSA 2011).

Hoje voltamos a referi-lo, à laia de recordatória, porque julgamos de extrema importância a participação de todos os licenciados em Saúde Ambiental, independentemente de serem, ou não, Técnicos de Saúde Ambiental. Os temas a abordar serão igualmente pertinentes para merecerem a atenção e a presença dos estudantes de Saúde Ambiental. O prazo de inscrição foi entretanto alargado até ao dia 2 de novembro.

Ao longo dos dois dias do ENSA 2011 (10 e 11 de novembro), os trabalhos serão distribuídos por sete painéis:

  1. Evolução e importância dos Técnicos de Saúde Ambiental;
  2. Os Técnicos de Saúde Ambiental nos sectores público e privado;
  3. Ensino superior e formação;
  4. O futuro da profissão e o  empreendedorismo;
  5. O papel da ANSA, do SCTS e do Fórum das TS;
  6. Reflectir a Saúde Ambiental nos Cuidados de Saúde Primários;
  7. Novas saídas profissionais.

A título pessoal, admitimos ter algum receio de que a indiferença generalizada (reconhecendo algumas excepções) à qual temos assistido nos últimos anos, naquilo que diz respeito à Saúde Ambiental nos Cuidados de Saúde Primários, catapulte os Técnicos de Saúde Ambiental para uma situação constrangedora.

Urge participar e fazer parte da solução, ao invés de simplesmente contestar e continuar a ser parte do problema.

Conferência “A EDS na Sociedade do Conhecimento”

De acordo com a informação que recolhemos no blogue Eco-Escola ESTeSL, irá ter lugar de 28 e 30 de outubro de 2011, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, a 2.ª Conferência CIDAADS, subordinada ao tema “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na Sociedade do Conhecimento“, comemorando-se assim aquele que é o sétimo ano da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

A Conferência, organizada pela Associação CIDAADS em parceria com a Agência Ciência Viva, pretende contribuir para a monitorização da implementação da Década, assim como enfatizar as políticas seguidas no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promover o intercâmbio e a divulgação de projetos de investigação, além de promover a divulgação de práticas inovadoras.
Trata-se de um evento que, pelas temáticas em discussão no domínio do Desenvolvimento Sustentável, reúne académicos, investigadores e profissionais de educação e de outros domínios, proporcionando espaços facilitadores da partilha de experiências e da troca de saberes e preocupações.
Dado o tema proposto para este ano da Década A EDS na sociedade do conhecimento/Informação, procura-se que a II Conferência CIDAAS seja uma conferência sem papel (paper less). Assim, toda a informação da preparação e pós conferência serão disponíveis em formato digital a partir da página da CIDAADS e da Agência Ciência Viva.
No decorrer da Conferência toda a informação será apresentada em formato digital, incluindo os posters e a programação, prevendo-se a sua transmissão on-line em directo.
Acresce que a Conferência deve ser encarada como um espaço de intervenção no âmbito da Educação para Cidadania com vista à tomada de uma maior consciência crítica que promova uma participação cidadã mais activa e eficaz, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da Educação Ambiental e para a implementação da EDS.
Este é um evento e uma temática à qual a Saúde Ambiental não poderá, também ela, ficar alheia.

Encontro Intercontinental Sobre a Natureza

O Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2 é um evento cuja quinta edição se irá realizar entre os dias 21 e  27 de novembro de 2011 em Fortaleza no Ceará, e que nos foi dado a conhecer pela Janete Duarte (obrigado Janete).

Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2 tem como objetivo promover a discussão sobre as questões do desenvolvimento sustentável ao nível intercontinental, salientando aquelas que são as condições atuais, os estudos realizados e as ações a serem implementadas numa perspetiva de gestão ambiental, além de mobilizar a população em geral para a consciencialização do interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da eco arte cultura (fazendo lembrar o CONSENSUS) e a convivência harmoniosa dos seres vivos em seu habitat.

O Oé um encontro bianual que acontece na cidade de Fortaleza em novembro dos anos ímpares com o objetivo de despertar na sociedade o interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da ecoarte cultura, com discussões de questões de desenvolvimento sustentável, ressaltando as atuais condições, os estudos e experiências realizadas e as ações a serem implantadas e implementadas para o manejo geoecológico da natureza no nível local e global.  Objetiva congregar líderes, cientistas e pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a proteção da natureza e a sobrevivência do planeta que firma-se como um encontro de referência na disseminação das questões ambientais.

CONSENSUS – Consumo Sénior Sustentável

CONSENSUSConsumo nior Sustentável é o nome do projeto da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), dinamizado pela Saúde Ambiental, e que teve como alvo a população sénior que frequenta os Centros de Dia da Freguesia de Santa Marinha (Vila Nova de Gaia) com o objetivo de promover o Consumo Sustentável e a reutilização dos resíduos resultantes do ato de consumo.

O que era considerado “lixo” foi transformado pelos idosos em peças artísticas e/ou utilitárias que estão a ser utilizadas como meio de angariação de fundos destinados a uma Instituição de Solidariedade Social.

Estes objectos são pretexto para promover o contacto dos idosos com a comunidade, possibilitando a transferência da sensibilidade adquirida em relação ao consumo sustentável e a promoção de atitudes de Redução, Reutilização e Reciclagem dos Resíduos.

Este projeto, financiado pela Fundação Caloust Gulbenkian, terá sido um dos finalistas da edição deste ano do Green Project Awards 2011.

Projeto CLIMAHABS

No âmbito do projeto CLIMAHABS – Clima & Habitação: Condicionantes para uma vida mais saudável, coordenado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, pretende-se investigar a relação saúde-clima e habitação.

Neste sentido foi lançado um inquérito online sobre as condições da habitação e estado de saúde dos habitantes relativo aos períodos de maior calor. O inquérito é totalmente anónimo e voluntário e toda a colaboração é bem vinda.

Em caso de dúvida ou para mais informações poderão entrar em contacto através do correio eletrónico associado ao projeto.

A Saúde Ambiental e as Eco-Escolas e a Saúde Ambiental

Hoje, Dia das Bandeiras Verdes, foram entregues mais de 1200 Bandeiras Verdes a outras tantas Eco-Escolas em Oliveira de Azeméis. De entre estas, três são do ensino superior politécnico com uma coisa em comum: todas ministram o curso de licenciatura em Saúde Ambiental. Não será uma coincidência mas sim fruto de uma intenção concertada à qual só faltou a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

Naquilo que diz respeito à Saúde Ambiental, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra marcou presença com quatro docentes e mais de vinte estudantes. A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa fez-se representar com um docente e um estudante e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja por dois docentes. Mais importante que esta representação é o facto de estarem ali para receberem as respetivas Bandeiras Verdes. Desta forma torna-se evidente que a Saúde Ambiental e as Eco-Escolas e a Saúde Ambiental são indissociáveis.

Parabéns à Saúde Ambiental de cada uma das escolas.