Dia Internacional das Eco-Escolas

Amanhã, dia 7 de novembro de 2012,  irá comemorar-se o Dia Internacional das Eco-Escolas.

Um pouco por todo o mundo, as Eco-Escolas têm vindo a ser desafiadas a desenvolver atividades na comunidade e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) não será exceção. Afinal somos ou não somos a Eco-Escola ESTeSL?!!

Para além das inúmeras atividades que a Associação de Estudantes da ESTeSL (AEESTeSL) tem previstas para este dia, enquadradas na I Semana da Solidariedade AEESTeSL, também os estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental irão participar numa atividade, em conjunto com alguns colegas estudantes dos cursos de licenciatura em Cardiopneumologia e em Radioterapia.

Aquilo que se perspetiva é uma abordagem multidisciplinar (e multiprofissional) a um problema de saúde pública com implicações também a nível ambiental. Falamos do consumo de tabaco que tem vindo a ser identificado como a principal causa associada ao cancro do pulmão, não só daqueles que são fumadores ativos mas também, decorrente da exposição ao fumo ambiental do tabaco, dos fumadores passivos. Para além destas questões, o mau hábito de se deitar para o chão os resíduos provenientes do consumo de tabaco (pontas de cigarro) tem-se tornado um flagelo um pouco por todo o país e a cidade de Lisboa é disso exemplo.

Amanhã, no Dia Internacional das Eco-Escolas, iremos promover no Parque das Nações, uma atividade que contemplará a recolha de resíduos provenientes do consumo de tabaco, a avaliação do monóxido de carbono do ar expirado por transeuntes (fumadores) que queiram participar nesta iniciativa e ainda uma ação de sensibilização associada à prevenção do cancro do pulmão.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *