Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

É certo e sabido que todos os dias são dia de prevenir o cancro da mama, contudo, amanhã, dia 30 de outubro, celebra-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

No primeiro dia de outubro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), deu-se início ao Ciclo de Conferências – Cancro da Mama: uma abordagem multidisciplinar onde o cancro da mamã foi o tema central, culminando-se amanhã com um vasto programa desenvolvido em parceria com a Associação Laço. Amanhã, daquele que é o programa previsto para o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, destacamos a conferência “Investigação em Cancro da Mama: quando o sucesso tem um longo caminho a percorrer” pelo Prof. Doutor Luís Marques da Costa (Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Santa Maria e Instituto de Medicina Molecular) e as sessões de esclarecimento sobre Cancro da Mama: (i) “Rastreio de Cancro da Mama” pela Dra. Lynne Archibald (Associação Laço) e (ii) “Mastectomia Profilática” pela Dra. Fátima Vaz (Instituto Português de Oncologia Dr. Francisco Gentil).

Um dos pontos altos será também, com certeza, o laço humano que irá ser criado na Praça da Saúde a partir das 12h15m e que contará com a presença de centenas de pessoas. Entre elas poder-se-ão contar alguns estudantes e docentes de Saúde Ambiental que não ficam indiferentes a estas questões.

Amanhã, estaremos lá!

Os estudantes foram ao parque…

Foi no âmbito da unidade curricular de Gestão do Habitat, que alguns dos estudantes do 2.º ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) realizaram

uma visita ao Parque Infantil do Parque do Tejo, um espaço de jogo e recreio localizado no Parque das Nações, o qual é composto por duas zonas distintas: uma zona com diversos equipamentos lúdicos destinada a crianças mais pequenas com “animais de madeira” estáticos, escorregas e “molas de madeira” e outra zona destinada a crianças mais velhas, equipada com uma “parede de escalada” e a Pirâmide do Gil.

Na fotografia, da esquerda para a direita: Paulo Carvalho, Alexandre Brás, Pedro Machado, Gil Novo, Joana Batista, Daniel Botelho, Joana Teixeira, Márcia Raposo, Jorge Silva, Ana Filipa Ferreira, Inês Costinha, Sofia Simões, Daniela Fernandes, Filipa Figueiredo e Ana Monteiro

Para além de terem sido avaliados os requisitos de segurança dos equipamentos e das superfícies de impacto, também a conceção e organização funcional do espaço e as questões relacionadas com a localização e implantação, foram alvo de atenção por parte dos estudantes.

Principles of Air Quality Management

Aqueles que nos têm acompanhado com alguma frequência recordar-se-ão do evento que promovemos no fim do ano letivo passado (2011/2012). Falamos do International Congress on Environmental Health 2012 (ICEH 2012) que trouxe à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) mais de 300 participantes oriundos de mais de 30 países e que culminou com a publicação do respetivo livro de resumos – ver ICEH 2012 (Proceedings Book).

Para além de toda a componente científica associada ao ICEH 2012, contou-se também com a participação de algumas organizações que marcaram presença na exposição técnica, que em muito enriqueceram o evento. Uma dessas organizações foi a Bisturi que comercializa exclusivamente livros técnicos nacionais e estrangeiros, estando prioritariamente vocacionada para atender as necessidades do segmento universitário (docentes e estudantes), privilegiando também o segmento profissional.

Foi na sequência desta participação que a Bisturi ofereceu à área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL alguns livros identificados por nós como relevantes. Estas ofertas têm vindo a melhorar de forma significativa o acervo da Biblioteca, naquilo que diz respeito aos temas de interesse na área da saúde ambiental.

O livro Principles of Air Quality Management é o primeiro dos muitos que aqui iremos revelar e que têm vindo a fazer parte da Biblioteca da ESTeSL, fruto do trabalho desenvolvido em torno do ICEH 2012.

Esta obra de Roger D. Griffin, numa edição da Taylor & Francis, também parceira no ICEH 2012, está estruturada em 10 capítulos:

  1. A Atmosfera e seus Contaminantes;
  2. Efeitos da Poluição do Ar;
  3. Normas de Qualidade do Ar e Monitorização;
  4. Fontes e Metodologias de Medição;
  5. Meteorologia, Dispersão e Modelação;
  6. Abordagem ao Controlo de Fontes Fixas;
  7. Abordagem ao Contorlo de Fontes Móveis;
  8. Preocupações Globais;
  9. Leis e Regulamentos de Qualidade do Ar; e
  10. Gestão, Tendências e Qualidade do Ar Interior.
Este é mais um título que a partir de agora estará disponível para consulta na Biblioteca da ESTeSL. Esperemos que se faça bom uso dele!

World Mycotoxin Forum® e International Symposium on Mycotoxins and Phycotoxins

Terá lugar, entre os dias 5 e 9 de novembro de 2012, em Roterdão (Holanda) a 7th Conference of The World Mycotoxin Forum® and the XIIIth IUPAC International Symposium on Mycotoxins and Phycotoxins. Trata-se de eventos organizados em conjunto e que apresentam como objetivo aumentar a consciência daqueles que são os (i) riscos para a saúde humana e animal associados à contaminação tóxica natural em explorações agrícolas e píscicolas, (ii) das opções de gestão de risco potencial, e (iii) das tecnologias e estratégias para minimizar a contaminação. Este evento irá enfatizar em especial as micotoxinas, as ficotoxinas e toxinas de plantas, fornecendo uma plataforma única para a discussão destas temáticas pela industria alimentar, as autoridades reguladoras e a comunidade científica.

Associado à relevância do que já foi dito, é com regozijo que anunciamos que a Comissão Científica da 7th Conference of The World Mycotoxin Forum® and the XIIIth IUPAC International Symposium on Mycotoxins and Phycotoxins convidou uma das docentes da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), professora Susana Viegas, para apresentar os resultados do projeto de investigação desenvolvido sobre a Exposição Ocupacional a Micotoxinas em Aviários e Suniculturas. A comunicação que irá proferir terá lugar na quarta-feira, dia 7, na Sessão Paralela 8 (Airborne exposure to mycotoxins in indoor and occupational settings), com o título “Occupational exposure to aflatoxin and ochratoxin: the case of poultry and swine production“.

Trata-se de mais um reconhecimento internacional da investigação desenvolvida pela Saúde Ambiental da ESTeSL.

Prêmio Furnas Ouro Azul

Hoje fazemos a divulgação do Prêmio Furnas Ouro Azul, uma iniciativa dos Diários Associados patrocinada pela Eletrobras Furnas, que valoriza ideias de

proteção e uso racional dos recursos hídricos. O Prêmio surgiu muito antes da palavra sustentabilidade ganhar a dimensão que hoje lhe conhecemos e a preocupação com a preservação da água ser tão evidente na sociedade e mais do que premiar iniciativas exemplares, pretende-se mobilizar as pessoas para o uso consciente deste recurso tão importante, a água.

Esta é uma iniciativa com especial importância para aqueles que nos seguem no Brasil e que sabemos serem muitos, principalmente estudantes do ensino superior a frequentar cursos na área da saúde e da gestão ambiental, a quem lançamos este desafio.

O Prêmio Furnas Ouro Azul tem como objetivo reconhecer ações e iniciativas de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, indivíduos, estudantes de nível superior e especialização, pós-graduados mestres/doutores e crianças de 5 a 10 anos, com significativa relevância para a proteção, conservação, recuperação e uso racional das águas no estado de Minas Gerais. Minas é tão reconhecida pelas suas águas quanto pelos seus recursos minerais, por isso, recebe o título de “caixa-dágua do Brasil”. Também podem ser inscritas ações e iniciativas na área de racionalização de recursos naturais e combate a desperdícios de energia elétrica.

As inscrições estarão abertas até 16 de novembro e poderão ser feitas através do sítio ofícial do Prêmio Furnas Ouro Azul.

Nós gostavámos de poder participar. Não podendo, aqui deixamos o desafio para os nossos colegas do Brasil. Boa sorte!

Workshop de Micologia

Tendo em conta a elevada taxa de mortalidade sobretudo em indivíduos imunocomprometidos, as infeções fúngicas constituem, atualmente, uma preocupação significativa pelo que o diagnóstico numa fase inicial revel

a-se de extrema relevância para o sucesso da terapia.

É nesse sentido que surge o Workshop de Micologia, organizado pelo departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde, IP (INSA) e que tem como principais destinatários: médicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais da área de saúde que exerçam funções em laboratórios de análises clínicas e que terá lugar no dia 23 de novembro, em Lisboa.

Nesta formação, serão abordados os métodos para o diagnóstico das infeções fúngicas, os principais agentes associados, bem como a sua epidemiologia e ainda a influência de fatores externos na aquisição da infeção fúngica. No programa destacamos a sessão dedicada ao “ambiente e infeções fúngicas” que contará com a presença da docente da área científica de Saúde Ambiental, professora Carla Viegas, que irá falar sobre a exposição ocupacional a fungos.