Investigação e produção científica em Saúde Ambiental


A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) é uma instituição pública de ensino superior, que tem como missão a excelência do ensino, da investigação e

da prestação de serviços, no âmbito das ciências da saúde.

Com mais de 30 anos de história, a ESTeSL apresenta um conceito de Escola diferenciador, assente numa visão e abordagem multidisciplinar da saúde, do seu ensino e investigação, e firmando os seus pilares na promoção dos valores da ética e da cidadania.

A Saúde Ambiental, enquanto curso na ESTeSL, tem uma história recente (21 anos) e o seu corpo docente é ainda jovem mas com provas dadas a nível nacional e internacional, fruto daquele que tem vindo a ser o seu empenho, tanto a nível pedagógico como científico, alicerçado, não raras vezes, na prestação de serviços à comunidade e onde o envolvimento dos estudantes tem vindo a ser reforçado.

É nesse sentido que a partir de hoje criamos uma “nova” rubrica dedicada exclusivamente à produção científica para a qual tem vindo a contribuir o corpo docente da área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL.

É aqui que iremos fazer alusão às inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais com factor de impacto relevante, às comunicações orais ou em posteres em eventos de cariz científico, à autoria e co-autoria de livros ou capítulos de livros, alguns até já referidos em ocasiões anteriores (ver Exposição a fungos dos trabalhadores dos ginásios com piscina, Estudo da Exposição Profissional a Formaldeído em Laboratórios Hospitalares de Anatomia Patológica e Genotoxic Effects of Exposure to Formaldehyde in Two Different Occupational Settings), assim como as demais evidências daquela que tem vindo a ser, e será, a produção científica do nosso corpo docente e que poderá vir a ser encontrada na categoria INVESTIGAÇÃO.

A todos os nossos leitores, desejamos uma excelente e profícua investigação e produção científica.

Dia Mundial da Saúde Ambiental (2012)

Faz exatamente hoje um ano que se comemorou pela primeira vez o Dia Mundial da Saúde Ambiental e que mereceu

da nossa parte uma nota de destaque.

Hoje, um ano depois, a Saúde Ambiental volta a ser notícia um pouco por todo o mundo, recebendo, em Portugal, o apoio de figuras públicas que participaram  no Vídeo Comemorativo do Dia Mundial de Saúde Ambiental 2012, produzido pela Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental.

O Dia Mundial da Saúde Ambiental  acabou também por ser referido na rubrica “Hoje é dia de…” da Rádio Comercial e, de uma forma ou de outra, todas as escolas onde o Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental é ministrado aludem a este dia.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa não é excepção e anda a passear com o “dia às costas”!

Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho (III Edição)

Está a decorrer, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), até ao próximo dia 28 de setembro, a 2.ª fase de candidaturas à frequência do curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho (III Edição). Este mestrado pretende qualificar academicamente com o grau de mestre quadros superiores, detentores de curso de pós-graduação em Segurança e Higiene do Trabalho (SHT) ministrado em instituições de Ensino Superior homologado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a decorrente certificação de aptidão profissional (CAP) como Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho (TSSHT).

Esta é uma excelente oportunidade para a obtenção do grau de mestre, para aqueles que evidenciarem ter já garantido toda a parte curricular subjacente a esta oferta formativa.

Candidaturas ao ensino superior público (colocações 2012)

Foi na madrugada de hoje, dia 9 de setembro, que se tornaram públicos os resultados das candidaturas ao ensino superior público.

A possibilidade de frequência de um curso superior concretiza-se assim para milhares de jovens que perspetivam, desta forma, garantir um futuro melhor.

As 35 vagas a concurso para o curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) estão, nesta primeira fase, todas ocupadas, sendo que cinco decorrem de primeira opção por parte dos candidatos.

Este ano, face ao ano letivo anterior, verificou-se um aumento de 39% no número de candidatos, assim como um aumento de 8,4 pontos na nota do último candidato colocado na primeira fase, contrariando de forma clara a tendência dos últimos anos.

É já amanhã que se dará início ao período de matrícula/inscrição para aqueles que agora passarão a fazer parte da ESTeSL. A todos eles, damos os parabéns pelo facto de terem garantido a entrada no ensino superior, com a convicção de que este será um curso para a vida. Uma vida que se sabe será de sacrifício e dedicação.

Parabéns e bem-vindos à Saúde Ambiental.

Um dia sem carros na ESTeSL

Um dia sem carros na ESTeSL é um vídeo realizado pelos estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental (ano letivo 2011/2012) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), no âmbito da unidade curricular de Saúde Ambiental.
Esta é uma versão reeditada. A primeira versão foi sujeita a concurso no Eco-Repórter da Energia, associado ao Programa Eco-Escolas.


Algumas das informações foram recolhidas em órgãos de comunicação social que tiveram como fonte a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) e outras resultaram da aplicação de um questionário online à comunidade académica da ESTeSL.

Somos Eco-Escola…

Está confirmado!!

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) é, pela segunda vez consecutiva, uma Eco-Escola.

A atribuição da Bandeira Verde (Galardão Eco-Escolas), dado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) vem reconhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012 pela comunidade académica da ESTeSL, com especial relevância para o corpo docente e estudantes de Saúde Ambiental.

Associado a isto, importa realçar que pela primeira vez todas as escolas de ensino superior onde o curso de licenciatura em Saúde Ambiental é lecionado (ESSB, ESTeSC, ESTeSL e ESTSP) foram reconhecidas Eco-Escolas. Esta situação só vem reforçar o papel fundamental que o curso de Saúde Ambiental (docentes e estudantes) tem em todo este processo, fruto daquelas que são as suas preocupações com a garantia de um  desenvolvimento sustentável e com a conservação da natureza.

A todos, MUITOS PARABÉNS!