Iniciativas de compensação de emissões de gases com efeito de estufa: desenvolvimento sustentável ou greenwashing?

Rafaela Feliciano, licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e mestranda do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) no curso de Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança e investigadora convidada no CIGEST – Centro de Investigação em Gestão do ISG – Business & Sustainability School está a desenvolver um projeto de investigação inovador em parceria com a Ecoprogresso, SA centrada no tema da compensação de emissões de GEE. A fase de divulgação dos questionários que irão fundamentar a sua tese “Iniciativas de compensação de emissões de Gases com Efeito de Estufa: Desenvolvimento sustentável ou Greenwashing? – O caso português” está a decorrer. Pretende-se com esta investigação perceber a evolução do mercado de compensações das emissões de GEE em Portugal considerando as politicas das empresas bem como as perspetivas do consumidor (cidadão) final. Esta tese procura responder aos seguintes objetivos:

  • Caracterizar a posição das empresas portuguesas relativamente aos mecanismos de compensação das emissões de gases com efeito de estufa;
  • Avaliar as metodologias utilizadas pelas empresas;
  • Caracterizar as campanhas de marketing associadas a estes mecanismos aplicadas pelas empresas portuguesas;
  • Identificar o grau de conhecimento e confiança dos consumidores nestes mecanismos.

No seguimento do processo de investigação, é importante recolher o maior número possível de questionários, de forma a ter uma amostra o mais representativa possível. Existem dois questionários a decorrer: um para ser respondido pelas empresas e outro dirigido aos consumidores de uma forma geral.

A pedido da Rafaela, agradecemos a vossa colaboração na persecução do estudo deste tema tão relevante para a economia Portuguesa.

Questionário das empresas: https://www.surveymonkey.com/s/B7TYT2B
Questionário dos consumidores: https://www.surveymonkey.com/s/GX96XMB

O questionário irá decorrer até ao próximo dia 23 de outubro.