Vamos iluminar esta ideia!

O projeto “Vamos iluminar esta ideia!” foi mais um dos muitos desenvolvidos no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2013, na unidade curricular de Gestão de Resíduos I do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

O projeto em questão, da responsabilidade das estudantes Ana Catarino, Anita Moreno, Ana Cambão e Joana Pinto, teve em consideração os resíduos associados às atividades práticas desenvolvidas no âmbito do curso de licenciatura em Ortoprotesia da ESTeSL (muito obrigado aos professores José Pedro Matos, Mário Briôa e Diogo Ricardo). Com o projeto “Vamos iluminar esta ideia!“, abordaram-se os temas “separação de resíduos e reciclagem” dando-se enfoque a alguns dos resíduos produzidos na Escola. Considerando que nas aulas práticas do curso de Ortoprotesia são produzidos, entre outros, resíduos de gesso, o objetivo  passou recolher esses resíduos, transformando-os em bases para velas e eventualmente outras peças decorativas. As velas foram produzidas a partir de óleo alimentar usado recolhido na comunidade académica. As velas foram feitas com recurso a equipamento gentilmente cedido à ESTeSL pelo projeto Vela por Óleo.

Vamos iluminar esta ideia!

Com esta atividade dá-se um uso alternativo a resíduos de diferentes características e com significativas implicações ambientais, que não apenas os resíduos de gesso e óleo alimentar usado, evitando-se assim a aquisição de novos materiais, na medida em que as peças produzidas terão como finalidade decorar alguns espaços na ESTeSL e, eventualmente, servirem como ofertas em eventos que se venham a organizar.

Para acederem a mais imagens deste e de outros projetos, visitem o álbum da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na nossa página do Facebook.

Take a break with Environmental Health (SO Hospitalar)

Teve lugar na tarde de ontem, dia 28 de novembro de 2013, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), mais uma sessão do projeto “Take a break with Environmental Health”, dinamizado pelos estudantes de Saúde Ambiental.

Este projeto, de estudantes para estudantes, pretende dar a conhecer diferentes atividades e perspetivas das áreas afetas àquela que é a sua área de formação, num espaço informal e aberto.

Para a quarta sessão, contou-se com a presença do Dr. Pedro Rosa, licenciado em Saúde Ambiental pela ESTeSL e com vasta experiência na área da Saúde Ocupacional em contexto hospitalar, no Centro Hospitalar de Lisboa Central, atualmente composto por 6 pólos hospitalares: (i) Hospital de São José; (ii) Hospital Santo António dos Capuchos; (iii) Hospital Dona Estefânia; (iv) Hospital de Santa Marta; (v) Hospital Curry Cabral; e (vi) Maternidade Dr. Alfredo da Costa e que conta com mais de 7600 colaboradores.

Depois de fazer uma contextualização da Saúde Ocupacional, de uma forma geral, e aludir à equipa, atividades, fatores de risco e gestão do risco clínico e não clínico, associados à realidade que tão bem conhece, Pedro Rosa lançou o mote para a discussão que se seguiu, deixando no ar algumas das principais características que devem estar associadas ao licenciado em Saúde Ambiental, sendo elas a imparcialidade, a idoneidade, a proatividade, a responsabilidade e a multidisciplinaridade.

Saúde Ocupacional em contexto hospitalar com o licenciado em Saúde Ambiental Pedro Rosa

As sessões anteriores foram dedicadas à Saúde Ocupacional em Contexto Industrial, à Educação Ambiental e à Higiene e Segurança Alimentar – ver Take a break with Environmental Health (SO Industrial),  Take a break with Environmental Health (Educação Ambiental) e Take a break with Environmental Health (Higiene e Segurança Alimentar).

Reciclagem de Ideias

A partir de hoje, e durante alguns dias, iremos apresentar-vos os  projetos que os estudantes do 2.º ano do curso em licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) desenvolveram na unidade curricular de Gestão de Resíduos I, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2013.

Começamos com o projeto “Reciclagem de Ideias“, da responsabilidade das estudantes Ana Mateus, Ana Dias, Rita Patrício e Vera Neves, desenvolvido nas “Casas da Cidade”, junto ao Hospital da Luz, um estabelecimento que consiste numa residência sénior habitacional, funcionando numa lógica de integração e complementaridade com os hospitais, permitindo que os utentes disponham de todo o conforto da sua casa, tendo próximo de si, os cuidados de saúde que possam necessitar. Desta forma, enquanto garantem o bem-estar necessário, as “Casas da Cidade” convidam a que os seus residentes mantenham um padrão de vida ativa, descontraída e segura, tanto na privacidade desejada como no convívio e abertura à comunidade e à família.

A Reciclagem de Ideias, um projeto de sensibilização para a reciclagem e reutilização de resíduos, desenrolou-se um duas fases distintas. Numa primeira fase promoveu-se a recolha de resíduos a serem trabalhados e posteriormente dinamizou-se um workshop onde se fez uma breve apresentação associada aos temas reciclagem, reutilização e separação de resíduos. No workshop os participantes realizaram uma atividade manual que consistiu na realização de Árvores de Natal com recurso a revistas, cápsulas de café e a rolos cartão (do papel higiénico), para a decoração do apartamento de cada idoso.

"Reciclagem de Ideias" nas Casas da Cidade

Esta foi a forma encontrada pelas estudantes para evidenciar que o novo uso dado a materiais usados, são também uma forma de prevenção de resíduos. No âmbito deste projeto, não poderíamos deixar de agradecer à Dra. Teresa Esquivel das “Casas da Cidade” e à fotografa Filipa Patrício.

Para acederem a mais imagens deste e de outros projetos, incluido de anos anteriores, visitem o álbum da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na nossa página do Facebook.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (2013)

Este ano, tal como tem acontecido nas duas últimas edições, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), pelas mãos dos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, irá participar mais uma vez na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2013

Em 2013, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos realiza-se de 16 a 24 de novembro e por toda a Europa haverá concursos, conferências, exposições, trabalhos artísticos, ações de rua, feiras e apresentações para alertar os consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos para a necessidade de reduzir os cerca de 3 mil milhões de toneladas de resíduos que fazemos todos os anos na União Europeia.

As iniciativas a desenvolver pretendem ajudar na compreensão do significado da prevenção de resíduos e motivar a responsabilização dos cidadãos, devendo ser desenvolvidas por proponentes do projeto, agrupados em 5 categorias, nomeadamente:

  • Administrações/autoridades públicas;
  • Associações/ONG/redes europeias;
  • Empresas/indústria;
  • Comunidade escolar: escolas, centros recreativos;
  • Outros.

Tal como aconteceu nas duas últimas edições, cujas iniciativas desenvolvidas também no âmbito do Programa Eco-Escolas podem ser consultadas em “A participação da ESTeSL na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (2011)” e “A participação da ESTeSL na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (2012)“, este ano a ESTeSL está mais uma vez mobilizada no sentido de desenvolver novos projetos associados a esta temática. Para já podemos adiantar-vos que este ano iremos participar com um número recorde de projetos, sendo que todos eles foram já aprovados pela entidade coordenadora para o distrito de Lisboa, a Valorsul.

No fim da Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos contamos fazer-vos um resumo das várias atividades desenvolvidas este ano mas para os mais curiosos, sugerimos que visitem o nosso álbum no Facebook dedicado a este assunto e onde poderão ver algumas das fotografias das edições anteriores.