Indoor Air 2014

Irá decorrer no mês de julho deste ano o 13th International Conference on Indoor Air Quality and Climate (Indoor Air 2014).

Indoor Air 2014

O  Indoor Air 2014 é um evento que terá lugar em Hong Kong entre os dias 7 e 12 de julho de 2014 e os eventuais interessados em apresentar comunicações orais ou posters deverão submeter os seus resumos até ao dia 14 de fevereiro.

New chemical pollutants and microorganisms found in indoor air, frontier technologies such as wireless and smartphone sensors, challenges in energy efficiency, climate change, urbanization and sustainability… will all be featured under the theme “healthy indoor air for a sustainable built environment” in Indoor Air 2014.

Indoor Air is the official conference of the International Society for Indoor Air Quality and Climate, ISIAQ. The triennial Indoor Air conference series was started in 1978 in Copenhagen.

Bolsa Fulbright para mestrado e doutoramento em universidades dos EUA (ano letivo 2015/2016)

Dando continuidade à divulgação da atribuição de bolsas para estudar/investigar além fronteiras, e porque estas oportunidades interessam cada vez mais aos licenciados em Saúde Ambiental, deixamos aqui a informação relativa à Bolsa Fulbright para Mestrado e Doutoramento para universidades dos Estados Unidos da América (EUA), referente ao ano letivo 2015/2016.

Bolsa Fulbright para Mestrado e Doutoramento destina-se à frequência em regime presencial e a tempo inteiro de programas de mestrado ou doutoramento em universidades acreditadas nos EUA. São atribuídas antes de os candidatos iniciarem o processo de admissão a esses programas e destinam-se a todas as áreas de estudo.

Os requisitos passam pela conclusão da licenciatura no momento do concurso à bolsa. Como a licenciatura em Saúde Ambiental corresponde a um programa de estudos com a duração de 4, poder-se-ão candidatar a bolsas para mestrados ou doutoramentos. Terão ainda que ter uma média de licenciatura igual ou superior a 14 (condição preferencial) e excelentes conhecimentos de inglês, aferidos através da apresentação de resultados do exame TOEFL IBT iguais ou superiores a 100 ou do exame IELTS iguais ou superiores a 7, sendo que qualquer um destes exames deverão ter sido realizados há menos de 5 anos.

Para além de outros benefícios, a atribuição de bolsa pressupõe um financiamento até ao máximo de USD $25,000 (vinte e cinco mil dólares) para o primeiro ano de estudos. Possibilidade de financiamento adicional no segundo ano (mestrado e doutoramento) e no terceiro ano (doutoramento), que não poderá ultrapassar os 6.000 dólares americanos por ano.

O período de candidatura tem início no dia 1 de fevereiro de 2014 e termina no dia 31 de março de 2014.

Para informações mais completas acerca deste assunto, recomendamos que leiam o Regulamento da Bolsa e as Instruções de Candidatura para que posteriormente possam preencher o formulário de candidatura.

A todos os potenciais interessados, boa sorte!!

Alteração ao regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho

Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiroFoi publicado hoje mais um diploma legal que se reveste de especial importância para os licenciados (e estudantes) em Saúde Ambiental, principalmente para aqueles que desempenham funções em segurança e saúde no trabalho.
Trata-se da Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro, que procede à segunda alteração à Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, e à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 116/97, de 12 de maio, que transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 93/103/CE, do Conselho, de 23 de novembro, relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde no trabalho a bordo dos navios de pesca.

Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública (2014)

Porque julgamos poder ser de especial interesse para os licenciados em Saúde Ambiental, deixamos aqui a informação relativa à  Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública, com o apoio da Fundação Luso-Americana, da Merck Sharp & Dohme, do Pingo Doce e da Novartis, com candidaturas em 2014.

A Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública tem como objetivo apoiar a realização de projetos de investigação na área da Saúde Pública em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos da América (EUA) e destina-se a estudantes, investigadores e profissionais portugueses.

A bolsa é para estadias de 6 a 12 meses nos EUA e tem como requisitos para a candidatura: licenciatura terminada antes de concorrer à bolsa (média igual ou superior a 14, preferencialmente); concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana de acolhimento; e bons conhecimentos de inglês.

O período de candidatura tem início no dia 1 de fevereiro de 2014 e termina no dia 31 de março de 2014.

Para informações mais completas acerca deste assunto, recomendamos que leiam o Regulamento da Bolsa e as Instruções de Candidatura para que posteriormente possam preencher o formulário de candidatura.

A todos os potenciais interessados, boa sorte!!

Estamos na corrida para o European Award da EWWR

Durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (European Week for Waste Reduction – EWWR), que decorreu entre os dias 16 e 24 de novembro de 2013, os estudantes de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) desenvolveram inúmeros projetos que já foram objeto de divulgação, nomeadamente: (i) Reciclagem de Ideias; (ii) Vamos iluminar esta ideia!; (iii) RePlay; (iv) Uma garrafa faz a diferença!; e (v) ReInforMatic.

Associado a cada um dos projetos, foi submetido ao secretariado da EWWR uma fotografia para o “EWWR 2013 photo contest” sendo que estamos agora na fase de votação. De entre as fotografias submetidas há uma com fortes possibilidades de vir a ganhar este “European Award“. A fotografia corresponde ao projeto Vamos iluminar esta ideia! que promoveu a reciclagem de óleo alimentar usado, resíduos de embalagens e resíduos de gesso, decorrente das atividades práticas do curso de licenciatura em Ortoprotesia, para o fabrico de velas e respetivas bases.

Os votos correspondem aos “gostos” que são contabilizados na respetiva fotografia publicada na página do European Week for Waste Reduction e todos os cliques contam. Clique aqui e “GOSTE”, ajudando assim a ESTeSL a garantir para Portugal este prémio europeu.

Muito obrigado!

Bolsas de doutoramento (PHOENIX Erasmus Mundus)

PHOENIX Erasmus Mundus | Joint Doctoral Program (JPD) on “Dynamics of Health and Welfare” é um programa de doutoramento conjunto coordenado pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), em parceria com a Universidade de Linkoping (Suécia), a Escola Nacional de Saúde Pública (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) e a Universidade de Évora (Portugal) e que está até ao dia 26 de janeiro de 2014 a receber candidaturas para bolsas, num total de 8 a atribuir (5 para não europeus e 3 para europeus).

PHOENIX Erasmus Mundus Joint Doctoral Program on Dynamics of Health and Welfare

O programa inclui três anos de trabalho em tempo integral (180 ECTS), durante os quais os alunos de doutoramento recebem um contrato de trabalho incluindo o salário mensal e direito à segurança social. Cada aluno inicia a sua tese numa das 4 instituições do consórcio, e tem a obrigação de passar o segundo semestre do primeiro ano noutra das instituições do consórcio. O programa também inclui um estágio de 3 a 6 meses numa instituição pública ou privada associada ao consórcio (European Observatory of Health System and Policies, French Red Cross, Siemens, International Council of Social Wefare…etc.). Os itinerários individuais e sistemas de mobilidade são definidos pelos orientadores e estudantes durante o primeiro semestre, de acordo com as competências anteriores do candidato e planos de carreira.

O PHOENIX JDP foi desenhado para futuras carreiras no ensino, na investigação e na gestão pública em contextos nacionais e internacionais. O programa é fundamentalmente interdisciplinar, com uma base explícita e sólida em ciências sociais e humanas do ponto de vista teórico, metodológico e empírico. Inclui disciplinas como a filosofía e ética da saúde, história da saúde e dos sistemas de saúde, estudos culturais, socio-económicos e políticos, epidemiologia, demografia, economia gestão da saúde, comunicação em saúde, etc.

O PHOENIX JDP integra a teoria e a prática nas aulas, nos seminários, na investigação e nos estágios obrigatórios. A matrícula e a língua de investigação é o Inglês. As aulas e os seminários são também oferecidos nas línguas locais para os estudantes com conhecimentos linguísticos adequados.