Waste With Value

Waste With Value (ou Resíduos Com Valor) é mais um projeto desenvolvido por estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) associado à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e que foi submetido à plataforma da European Week for Waste Reduction e posteriormente validado pela Valorsul. Este projeto em particular, desenvolvido pelas estudantes Ana Roque, Patrícia Duarte e Rafaela Barata, no âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos I, faz uso de uma excelente ferramenta de comunicação para promover algumas boas práticas que podem (e devem!) ser replicadas. O desafio que vos deixamos é que “gostem” e sigam as sugestões que elas por ali vão deixando.

Waste With Value (Resíduos Com Valor)

É cada vez mais reconhecida a importância da adequada gestão integrada de resíduos e a necessidade de assumirmos como ponto de partida a hierarquia da gestão de resíduos, que pressupõe: (i) Prevenção e Redução; (ii) Reutilização; (iii) Reciclagem (material e orgânica); (iv) Valorização Energética; e (v) Eliminação. A ideia subjacente ao projeto “Resíduos Com Valor” pressupõe que todos os resíduos têm potencial valor e que podem, de uma ou de outra forma, ser (re)utilizados indefinidamente. No âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), um grupo de estudantes irá criar uma página na rede social Facebook onde divulgarão formas de obviar a simples eliminação do resíduo, promovendo a adoção de boas práticas ambientais e que se querem ver perpetuadas para além da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Seminário “Legionella: epidemiologia, prevenção e vigilância”

Irá ter lugar lugar, dia 24 de novembro, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, o Seminário “Legionella: epidemiologia, prevenção e vigilância”. A inscrição no Seminário é gratuita mas sujeita a registo prévio na plataforma de e-learning do INSA, até ao próximo dia 18 de novembro e limitada ao número de lugares na sala. O Seminário “Legionella: epidemiologia, prevenção e vigilância” tem como principais destinatários os profissionais de Ambiente e Saúde Pública (técnicos de saúde ambiental, médicos de saúde pública, engenheiros sanitaristas), autarcas, técnicos de administração pública central e regional, de municípios, de empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes. Sugerimos aos potenciais interessados a consulta do respetivo programa.

O presente seminário associa ao debate e à troca de conhecimentos entre especialistas os seguintes objetivos: alertar as Entidades públicas e privadas para o problema da contaminação dos sistemas artificiais de água por Legionella; e sensibilizar para a necessidade de implementação de medidas de controlo do desenvolvimento e dispersão desta bactéria a partir de equipamentos capazes de produzirem aerossóis. O surto de Doença dos Legionários ocorrido em Novembro de 2014 no Concelho de Vila Franca de Xira, o maior surto registado em Portugal e o segundo maior reportado a nível internacional, veio demonstrar claramente a urgência em produzir legislação adequada que regulamente o funcionamento destes equipamentos no sentido de prevenir a produção e dispersão ambiental de Legionella. A iniciativa conta com a participação de distintos especialistas nacionais com responsabilidades na proteção da saúde pública e 2 especialistas estrangeiros que abordarão aspetos metodológicos relacionados com o controlo e a vigilância de Legionella.

A Saúde Ambiental também é Jovem Repórter para o Ambiente

Teve lugar nas Caldas da Rainha, na Expoeste e na Escola Básica D. João II, nos dias 7 e 8 de novembro, a edição deste ano do Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente. Foi a terceira vez que a Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) marcou presença naquele evento, este ano apenas representada pelo professor Vítor Manteigas, docente da área científica de Saúde Ambiental e coordenador dos Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente. Esta participação surgiu na sequência da participação da ESTeSL no desafio Eco-Repórter da Energia e no Programa Jovens Repórteres para o Ambiente | Young Reporters for the Environment, que viria a culminar com a atribuição dos primeiro e segundo lugares no Eco-Repórter da Energia, na categoria de videorreportagem, e de uma “Honourable Mention” no Young Reporters for the Environment, concurso internacional, também na categoria de videorreportagem (ver Sentem-se “Boas Energias” na Tapada Nacional de Mafra, “Energias Cultiváveis” pela Valorsul, Descobrindo o EVOA e Jovens Repórteres para o Ambiente descobrem as margem do Tejo num percurso de contrastes).

A Saúde Ambiental também é Jovem Repórter para o Ambiente

Os estudantes e professores participantes integraram grupos de trabalho distintos que culminaram na preparação de artigos de índole jornalístico, de fotorreportagens e de videorreportagens, associados às visitas que tiveram lugar na tarde de sábado. As visitas, realizadas em simultâneo, foram: (i) Paul de Tornada; (ii) Lagoa de Óbidos; (iii) Parque D. Carlos e Mata; (iv) Foz do Arelho e Serra do Bouro; e (v) Hospital Termal.

Todos os participantes foram ainda desafiados a ser repórteres ativos onde, para além das fotografias que integraram as reportagens desenvolvidas durante o fim de semana, puderam submeter ao concurso de fotografia a decorrer durante o evento, até duas fotografias tiradas no decurso das saídas de campo. Para além da Menção Honrosa recebida em nome das estudantes Inês Ouro, Maria Inês Fernandes, Mariana Matos e Whitney Aprel, acabou por ser também uma das fotografias tiradas pelo professor Vítor Manteigas, a vencedora do concurso. Depois de Arouca (ver Eco-Repórteres ESTeSL em Arouca), esta foi a segunda vez que o prémio de melhor fotografia veio na bagagem…

Este foi um fim-de-semana intenso, de muito trabalho, muita diversão, muitas novas amizades e excelentes ideias para os desafios que se aproximam, tendo como mote a Saúde e o Ambiente. Não deixem de ver o álbum “Jovens Repórteres para o Ambiente” respeitante a esta participação e às participações nas edições anteriores.