A doença de Batten e as acessibilidades, algures em Braga

Foi por mensagem de correio electrónico, oriunda de um serviço de Saúde Pública (não necessariamente de um Técnico de Saúde Ambiental), algures no distrito de Braga, que recebi um texto do qual vos apresento um excerto, respeitante aos problemas de acessibilidade que o João enfrenta, ele que sofre da doença de Batten.

«Decidi colocar no YouTube um vídeo demonstrativo de um problema com que me deparo há já alguns anos no meu prédio, a ausência de uma rampa de acessibilidade.

Contactei as instituições competentes (Secretariado de Reabilitação, Primeiro-Ministro, Presidente da República, etc.), inclusivamente os meios de comunicação social que o divulgaram, porém, o problema mantém-se, mesmo após a Câmara Municipal de Braga ter notificado o condomínio do prédio, em 2005, para que num prazo de 10 dias construíssem a rampa exigida por lei.

Saturada de promessas atrás de promessas, constantemente “sem vislumbrar uma luz no fundo do túnel” e cansada de ouvir respostas como: “A rampa vai ser um mamarracho” e “Aqui a lei não entra”, resolvi tornar público este problema, para mostrar como a observância da lei não é para todos e, como, por exemplo, razões puramente estéticas (apontadas pelas pessoas que se colocam contra a construção da rampa) podem afectar a vida das pessoas, independentemente da injustiça e da falta de bom senso que isso possa representar.

Este é o vídeo onde poderá ver o prédio e o que significa quando o meu filho João, portador da doença de Batten, necessita de se deslocar à clínica (no prédio ao lado) para uma consulta ou exame.
Grata pela atenção»
Assinou a mãe do João.

A mensagem era igualmente acompanhada por uma hiperligação para um outro vídeo, este sobre a doença de Batten, e que aqui vos deixo.

Por fim, enquanto cidadãos, apelo-vos que divulguem esta “história” e, enquanto Técnicos de Saúde (sejam Técnicos de Saúde Ambiental, Médicos de Saúde Pública, Engenheiros Sanitaristas, etc.), sugiro-vos a leitura (mais uma vez) do Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de Agosto, que aprova o regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública e edifícios habitacionais, revogando o Decreto-Lei n.º 123/97, de 22 de Maio.
Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

2 Comments

  1. As células estaminais têm a capacidade de se renovar e diferenciar numa vasta gama de células especializadas. Sendo por isso a aposta mais promissora na medicina regenerativa e sobre a qual incide um elevado número de processos de investigação por todo o mundo. No entanto, todo o processo de pesquisa na grande maioria dos países, tornou-se muito lento devido a questões de política, religião, ética e até mesmo de ciência.
    Mas a boa notícia é que este tratamento inovador de células estaminais já é efectuado no prestigiado Hospital Tiantan Puhua na China, o qual tem aplicado este tratamento num elevado número de pacientes provenientes de todo o mundo, portadores de doenças neurológicas, entre outras, obtendo excelentes resultados. Tornando-se este tratamento na última esperança para milhares de pacientes.
    Convido-o a pesquisar no nosso site http://www.puhuachina.com e poderá aceder a muita informação acerca deste tratamento e do hospital. Poderá também visualizar alguns dos casos clínicos tratados no nosso hospital, onde colocámos informação e videos do estado inicial do paciente e da evolução após o tratamento de células estaminais.
    O meu nome é Joana Santos e sou a Representante Internacional do Hospital Tiantan Puhua. Caso esteja interessado em obter mais informações acerca de todo o tratamento ou desejar um estudo em específico do seu caso poderá contactar-me através de joana.stemcells@gmail.com . Estarei à sua disposição para o esclarecer em todas as suas dúvidas e caso deseje procedemos ao estudo sobre o seu caso sem quaisquer encargos ou obrigações, em que o iremos informar se este tratamento é indicado para o seu caso clínico e de todas as informações necessárias sobre todo o procedimento.
    Ao seu dispôr,
    Joana Santos
    Representante Internacional do Hospital Tiantan Puhua

  2. Hoje 18 de Agosto começou a ser construida a rampa de acesso para o predio, finalmente apos 8 anos de tentativas a rampa ira ser uma realidade. Obrigado pela ajuda de divulgação quando a rampa estiver construida e a funcionar filmarei e colocarei em video resposta na pagina que coloquei o video da nao existencia da rampa
    Mais uma vez obrigada pela ajuda
    Paula Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *