Dia Mundial do Ambiente 2008

Hoje é o dia Mundial do Ambiente.
O Dia Mundial do Ambiente, comemorado todos os anos no dia cinco de Junho, é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas estimula a consciencialização mundial do meio ambiente e reforça a atenção política e de acção.
O slogan para o Dia Mundial do Ambiente de 2008 apela a que “Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono“.

Esta é, aliás, uma necessidade a que já aqui fiz referência e à qual não nos podemos alhear.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), reconhecendo a dificuldade em definir a questão das alterações climáticas na época em que vivemos, solicitou a todos os países, empresas e comunidades que concentrem-se na emissão de gases com efeito de estufa e como reduzi-los.
O Dia Mundial do Ambiente irá ainda destacar os recursos e iniciativas que promovam uma economia com diminuição da produção de carbono e de mudanças nos estilos de vida, tais como a melhoraria da eficiência energética, utilização de energias alternativas, conservação florestal e o consumo ecológico.

As principais celebrações internacionais do Dia Mundial do Ambiente 2008, serão realizadas na Nova Zelândia, onde a cidade de Wellington receberá as Nações Unidas (leiam o press release).

Num sentido lato, a agenda definida pretende dar o rosto humano para as questões ambientais; capacitar as pessoas a tornarem-se agentes de desenvolvimento sustentável e equitativo; promover uma compreensão entre as comunidades, de forma a mudar de atitudes para com o universo ambiental; e defender e incentivar parcerias que assegurem a todas as nações e povos a comodidade de um futuro mais seguro e mais próspero.

Relembro ainda que “reciclar é uma forma fácil e inteligente de diminuirmos o lixo e pouparmos energia!” e que a partir do dia de hoje, 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente) já poderemos colocar as nossas rolhas nos “Rolhinhas” dos Hipermercados Continente. Uma iniciativa da Quercus e sobre a qual poderão saber mais aqui.

——————–
Nota: informação e ilustração recolhidas no site do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

Saúde Ambiental… sem publicidade

Está quase a fazer um ano que estamos por aqui.
Após quase um ano a publicitar, com recurso ao AdSense da Google, decidi deixar de o fazer.
A opção inicial de o fazer deveu-se, essencialmente, ao facto de alguns dos widgets disponíveis no blogue serem pagos. A título de exemplo refiro o NeoEarth e o NeoCounter da NeoWorx, que para os manter disponíveis, com a aparência que lhes conhecem, implica o pagamento anual de um determinado montante.
Além dos widgets a que já aludi, também o registo do domínio http://www.saudeambiental.net/ requer uma determinada verba a pagar anualmente. Para os mais distraídos, sugiro-vos que façam uma visita a http://www.saudeambiental.com/ para que percebam que isto de promover os Técnicos de Saúde Ambiental (TSA) e a Saúde Ambiental, requer algum tempo, trabalho e, obviamente, dinheiro. Antes de garantir o registo do segundo domínio que já referi (.com), tive uma proposta de venda do proprietário de então e cujo montante pedido era de $250. Consegui garantir o registo do domínio por um valor significativamente mais inferior.
Mas e então porquê todas estas explicações e porquê deixar de publicitar?
Porque não é minha intenção ganhar dinheiro promovendo os TSA e falando de Saúde Ambiental.

Foi no último dia útil do mês passado (Maio) que recebi a confirmação do pagamento dos $100 (66,75 €) referentes ao AdSense que aqui tenho vindo a promover. Como este montante cobre as despesas efectuadas com o blogue, está na altura de parar.
A partir de hoje, estamos fechados a publicidade.

Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde (PNAAS) 2008-2013

Depois de aqui já ter feito alusão ao Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde (PNAAS), que nessa ocasião foi apresentado como sendo o PNAAS 2007-2013, eis que finalmente foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/2008 de 4 de Junho, que promove a sua aprovação, respeitante ao período de 2008-2013, e de onde retirei e vos apresento um excerto daqueles que foram os objectivos definidos para o Plano.

«O Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde 2008-2013 (PNAAS) tem como desígnio melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores ambientais, promovendo a integração do conhecimento e a inovação, contribuindo também, desta forma, para o desenvolvimento económico e social do país.

Para atingir este fim, torna-se necessário promover a integração da informação relativa ao estado do ambiente e da saúde, tendo em consideração, nomeadamente, exposições combinadas, “efeitos cocktail” e efeitos cumulativos, dando particular atenção aos grupos mais vulneráveis da população, como as crianças, as grávidas, os idosos e os doentes.»

——————————
Nota: obrigado à colega Sílvia Silva, Técnica de Saúde Ambiental, por me ter feito chegar esta informação. Ilustração recolhida na Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/2008 de 4 de Junho.