International Conference on Food Contaminants (ICFC 2017)

Numa organização conjunta da Universidade do Minho (UMinho) e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), irá ter lugar nos dias 13 e 14 de julho, em Braga, aquela que será a International Conference on Food Contaminants (ICFC 2017).

International Conference on Food Contaminants (ICFC 2017)O Centro de Engenharia Biológica da UMinho e o Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA vão organizar a ICFC 2017, dedicada ao estudo do impacto das alterações climáticas na segurança alimentar (food safety) e as suas implicações na saúde humana.

Face à crescente preocupação relativa aos efeitos das alterações climáticas na segurança alimentar, a ICFC 2017 incidirá nesta temática e incluirá quatro sessões relacionadas com toxinas naturais e implicações na saúde humana, ocorrência e sistemas de vigilância de contaminantes em alimentos, contaminantes emergentes e avaliação de risco e estratégias de mitigação dos riscos associados.

A revista científica “Food Additives and Contaminants – Part A”, irá dedicar um número especial a esta conferência, pelo que os participantes são encorajados a submeter trabalhos que, posteriormente, poderão ser selecionados para publicação, razão pela qual os eventuais interessados deverão fazer a submissão de resumos para comunicações orais ou sob a forma de poster até ao dia 28 de abril. As inscrições deverão ser efetuadas diretamente no sítio do ICFC 2017.

Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da CPLP (rRACS 2017)

Irá realizar-se de 30 de março a 1 de abril de 2017, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) a Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da CPLP (rRACS 2017), tendo como objetivo a promoção do intercâmbio e do desenvolvimento da cooperação internacional no âmbito do ensino, da investigação, do desenvolvimento e da inovação em ciências da saúde no mundo lusófono.

Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da CPLP (rRACS 2017)A rRACS 2017 terá como temas em debate a cooperação, a mobilidade académica, a inovação, o intercâmbio, a investigação, o ensino superior, a multiculturalidade, o desenvolvimento, assim como a internacionalização.

Os eventuais interessados na submissão de resumos para posteres ou comunicações orais de cariz científico, poderão fazê-lo até ao próximo dia 10 de fevereiro, sendo que as áreas a ter em consideração são:

  • Doenças Infeto-contagiosas;
  • Saúde e Ambiente;
  • Telesaúde;
  • Da saúde materno-infantil ao envelhecimento ativo.

Esta parece-nos ser uma excelente oportunidade para a divulgação do trabalho que se vai fazendo em Saúde Ambiental nos países de língua portuguesa.