Agir contra a Gripe

O blogue Agir contra a Gripe é um projecto do Centro de Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica, que eu já ando a seguir à alguns dias, em função… perceber-se-á mais à frente.

O Centro de Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica foi instituído pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Gripe A (H1N1) - Não vás, telefona ao trabalho, à escola, ao 808242424 | AGIR CONTRA A GRIPEO Centro de Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica visa estudar a resposta social ao processo pandémico associado ao novo vírus da Gripe A (H1N1), relatar periodicamente os resultados da resposta social à DGS e, através desta, ao conjunto da sociedade, procurando, desta forma, influenciar a qualidade da resposta social à pandemia de gripe, tendo por base os seguintes princípios:

  • Alinhar nas “regras do jogo” de um desafio global;
  • Activar respostas inteligentes nas redes sociais de proximidade;
  • Inovar em tempo de crise.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa está a participar neste projecto, por convite da ENSP, enquanto fonte de informação em relação à resposta social aos riscos pandémicos.

O Agir contra a Gripe apresenta-se assim, e acima de tudo, como uma forma de alinhar nas “regras do jogo” de um desafio global. E porque inovar em tempo de crise é preciso, quem quiser já pode seguir este projecto no Twitter.

Plano de Contingência para as Ondas de Calor

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) tem activo, desde 15 de Maio, o Plano de Contingência para as Ondas de Calor 2009.

Este documento apresenta-se como sendo um instrumento estratégico, que tem como objectivo promover a protecção da saúde das populações contra os efeitos negativos das ondas de calor. Nesse sentido, este Plano baseia-se num sistema de previsão, alerta e resposta apropriada, estando activo no período compreendido entre 15 de Maio e 30 de Setembro de 2009.

O vídeo aqui disponibilizado pode igualmente ser visualizado, e feito o seu download, no sítio da DGS.

Associado ao Plano de Contingência para as Ondas de Calor, a DGS disponibiliza ainda uma série de documentos de leitura obrigatória, tanto pelos profissionais de saúde como pela população em geral, nomeadamente um Folheto Informativo e Recomendações sobre vestuário apropriado em períodos de temperaturas elevadas.