Mãos à Obra Portugal!

A newsletter é de amanhã, dia 20 de Janeiro de 2011, no entanto recebia-a hoje e divulgo-a já porquanto a informação, que tem origem na AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal é relevante e interessará à generalidade dos nossos leitores.

O Projecto Limpar Portugal (ver Limpar Portugal, nós vamos!, Voluntários para Limpar Portugal e Fomos Limpar Portugal) foi um movimento cívico que pretendeu, através da participação voluntária de pessoas e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

Por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa e removendo todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes, em 2010 mais de 100 mil pessoas limparam o país, de Norte a Sul e Ilhas, num só dia, 20 de Março.

Por que não 200 mil voluntários em 2011?
O Limpar Portugal vai ser reeditado este ano nos dias 19 e 20 de Março.

Não iremos fazer o mesmo trabalho do ano passado, onde grande parte do esforço foi dirigido para remover grandes quantidades de resíduos, monstros e entulhos.

Este ano, deverá ser uma actividade “soft e educativa”, concentrada nos plásticos, vidros, papel/cartão e metais que continuam a ser amontoados um pouco por todo o lado, facilmente separáveis e passíveis de reciclagem.

Não devemos concentrar as nossas energias a limpar, pois não pretendemos continuar a fazer o serviço que cabe às autoridades.

Desafiam-se todas as coordenações e voluntários em geral do Limpar Portugal que em 2010 tornaram possível o dia L, a liderarem e desenvolverem nas suas áreas de intervenção, iniciativas de promoção e reflexão sobre a temática que nos juntou no ano passado.

Várias poderão ser as abordagens, como por exemplo:

  • Actualizar no 3RdBlock os locais limpos e registar novos locais;
  • Exposição de fotos do 20 de Março passado;
  • Organizar as escolas para fazerem pequenas rotas de lixo;
  • Visionar documentários educativos sobre o ambiente;
  • Organizar confraternizações locais, se possível com workshops de ambiente;
  • Organizar passeios de BTT, TT ou caminhadas pelos locais limpos em Março de 2010;
  • Delinear planos de protecção das florestas.

Claro que ninguém ficará impossibilitado de fazer recolhas de resíduos e organizar actividades semelhantes à que ocorreu em 2010.

Em 2010 o vosso concelho não participou ou a coordenação não pretende continuar o trabalho? Nada está perdido, organizem uma equipa local e escolham os vossos representantes.

Alguns Concelhos já começaram a trabalhar… Dêem-nos conhecimento das iniciativas que estão ou irão desenvolver e Mãos à Obra Portugal!!!

Naquilo que nos diz respeito, já estamos com a “mão na massa”.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Dia 20 contem comigo na Freguesia de S. João da Talha 😀 ou noutra perto caso esta não exista uma cordenação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *