A Saúde Ambiental no XII Summer Institute on Global Environmental Issues

No ano passado, num post que publicámos, fizemos alusão ao XI Summer Institute on Global Environmental Issues.

Na edição deste ano, os temas incluídos acabaram por não ser muito diferentes dos abordados no ano passado. Contudo, entre as duas últimas edições, houve realmente uma diferença abismal. Falamos da participação de duas colegas de Saúde Ambiental no XII Summer Institute on Global Environmental Issues (Marina Almeida-Silva e Susana Paixão).

Entretanto deixamos aqui o relato, na primeira pessoa, da participação da Marina Almeida-Silva, a quem agradecemos a colaboração com o Saúde Ambiental…

Foi no XII Summer Institute on Global Environmental Issues que tive o privilégio de fazer parte dos 25 participantes seleccionados, em mais de 200 candidaturas.

Começando por referir os colegas que comigo participaram neste curso considero de enorme relevância sublinhar a grande heterogeneidade de profissionais seleccionados. De biólogos a autarcas, de colaboradores de ONGs ambientais a directores de uma das grandes empresas de energia nacional, de advogados a jornalistas, de consultores a licenciados em saúde ambiental. Destaco, no plural, Licenciados em Saúde Ambiental pois foi com prazer (mas não surpresa) que fui encontrar uma colega de Saúde Ambiental neste leque de profissionais seleccionados. Docente do Departamento de Saúde Ambiental na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Susana Paixão foi uma companheira exemplar ao longo dos três dias de curso. A existência de um grupo tão dissemelhante foi, na minha opinião, crucial para uma melhor e maior troca de conhecimentos e, mais do que isso, perspectivas diferentes sobre um mesmo problema comum: problemas ambientais globais.

Passando para os conteúdos abordados ao longo do curso posso referir-vos que iniciámos com uma belíssima perspectiva dos desafios ambientais globais, comparado a realidade Europeia com a Americana, brindada pelo Professor Catedrático Viriato Soromenho-Marques.

Ao longo do primeiro dia muito se falou em crise financeira e das suas possíveis consequências para o meio ambiente, das políticas ambientais europeias e ainda das inter-correlações existentes entre três conceitos muito falados actualmente: Energia; Tecnologia; e Sustentabilidade. Foi ainda possível ter conhecimento do desenvolvimento de uma projecto-piloto na área da energia eólica em Portugal, que visa melhorar a produção de energia verde no nosso país.

No segundo dia fui brindada por um conjunto de comunicações muito vocacionadas para a qualidade da água, tanto de consumo humano como especificamente água dos oceanos; economia portuguesa do oceano e ainda os seus problemas ambientais e de escassez. Foi-me ainda dado a conhecer um conceito que julgo se começar já a ouvir: Smart Cities. Refiro o nome do conceito em inglês pois, tal como me foi explicado, a tradução para português poderá perder um pouco do significado real. Foi ainda neste dia que tive oportunidade de ouvir, uma vez mais, o Professor Doutor José Calheiro que fez uma interessante comunicação sobre as alterações climáticas e os efeitos sobre a saúde humana.

O último dia foi um pouco mais leve em termos de conteúdo mas não menos interessante. O Rio Plus 20 esteve na ordem do dia e pude adquirir alguns conhecimentos na área da Economia Verde, já que foram dois grandes especialistas da área que deram as suas perspectivas sobre a temática. A sustentabilidade, a ética e política de consumo foram outros conceitos referidos neste último dia.

Terminámos com João Joanaz de Melo (Universidade Nova de Lisboa) e com Eugénio Sequeira (Liga para a Protecção da Natureza e Professor Universitário reformado) que deram o panorama de futuro, abordando as boas (se é que elas existem) e as más notícias.

Finalizando, foram três intensos dias. Mas dias repletos de troca informações, de conhecimentos, de perspectivas e opiniões, e acima de tudo de boa disposição. A quem eu tenha conseguido despertar algum tipo de interesse e vontade de participarem neste curso, aconselho-vos a fazerem-no. É sem dúvida um local muito rico em conteúdo que, para quem exerce a sua actividade profissional na área do ambiente e/ou saúde, poderá ser uma mais-valia.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *