Sessão “Qualidade do Ar na Cidade de Lisboa”

Irá ter lugar no próximo dia 21 de abril a Sessão Ponto de EncontroQualidade do Ar na Cidade de Lisboa“, moderada por Ângelo Mesquita (Lisboa E-Nova), tendo como orador João Pedro Santos da Câmara Municipal de Lisboa. Este evento decorrerá no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), no Picoas Plaza, entre as 17h45m e as 19h30m (a Sessão terá início às 18h00m, sendo antecedida por um café de Boas Vindas).

Lisboa E-Nova

O objetivo desta sessão é apresentar uma breve síntese da evolução da qualidade do ar na cidade de Lisboa, durante os últimos 10 anos, bem como dar a conhecer as diversas ações que têm sido levadas a cabo pelo município no sentido de minimizar as emissões poluentes, com vista à melhoria da qualidade do ar e consequentemente da qualidade de vida.

A poluição do ar causa quase meio milhão de mortes prematuras por ano na União Europeia. Em meio urbano a poluição atmosférica constitui-se como um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, nomeadamente pelas concentrações de material particulado (PM10) e óxidos de azoto (NOx) associadas às emissões provenientes do tráfego automóvel.

A diretiva relativa à qualidade do ar ambiente (2008/50/CE) exige que as autoridades locais em conformidade com os valores-limite anuais de PM10 e NO2, adotem medidas para reduzir a poluição do ar com vista ao cumprimento dos respetivos valores-limite.

Em cumprimento desta obrigação, a CCDR LVT elaborou em 2005 o Plano de Melhoria da Qualidade do Ar na Região de Lisboa e Vale do Tejo (PMQA-LVT). Este plano visou avaliar e propor um conjunto de medidas a implementar a curto-médio prazo, tendo contado com a participação de uma equipa intersectorial, que reuniu os responsáveis pela política de ambiente, transportes, indústria, proteção civil e também da administração local.

Para a cidade de Lisboa, foi assinado um protocolo entre o Município e a CCDR LVT, formalizando a intenção de implementar uma serie de medidas com vista à melhoria da qualidade do ar.

A participação na Sessão Ponto de EncontroQualidade do Ar na Cidade de Lisboa” é gratuita mas de inscrição obrigatória.