Conferência “O Pulmão e o Ambiente”

O Pulmão e o AmbienteIrá ter lugar, no próximo dia 30 de novembro de 2019, no Centro Cultural de Belém (Lisboa), a conferência “O Pulmão e o Ambiente”. Este evento resulta de uma organização da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) em parceria com o Jornal Expresso e decorre daquelas que são as preocupações associadas ao impacto da poluição ambiental e das alterações climáticas na saúde respiratória.

“O Pulmão e o Ambiente” é uma iniciativa que vai contar com a presença de especialistas nacionais e internacionais e que vai colocar em debate medidas que visem melhorar a qualidade do ar e, simultaneamente, a saúde respiratória da população, incluindo em contexto ocupacional. Aberta a todos os que se interessem por estas matérias, a conferência “O Pulmão e o Ambiente” tem o objetivo de formação para esta temática dos trabalhadores de saúde relacionados com a área respiratória, a discussão com os especialistas nesta área e também a sensibilização e informação de todos.

A qualidade do ar em Portugal, os efeitos da poluição atmosférica na saúde e a saúde ocupacional são alguns dos principais temas que serão abordados neste evento, que se prevê ser a primeira de uma série de iniciativas de uma estratégia articulada com outros parceiros no sentido de melhorar a qualidade do ar.

Sessão de Antestreia do filme “Mulher em Guerra”

Mulher em GuerraIrá ter lugar na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, pelas 15h30m, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), a sessão de antestreia, aberta a toda a comunidade do IPL, do filme “Mulher em Guerra”, vencedor do Prémio Lux Film Prize 2018 do Parlamento Europeu.

Após a exibição do filme, vai realizar-se uma mesa redonda sobre “Ativismo Ambiental”, cruzando-se este tema com outras temáticas da atualidade abordadas no filme, tais como o papel do cinema como janela de informação/sensibilização sobre temáticas atuais e prementes ou o empowerment e o novo paradigma da Mulher, sendo a moderação da responsabilidade das professoras Alexandra David e Sandra Miranda da ESCS. No debate, participam ainda, como convidados, Carla Graça (ZERO), João Camargo (Climáximo) e Vítor Manteigas, professor de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Esta exibição acontece no âmbito da parceria estabelecida entre o Instituto Politécnico de Lisboa e o Espaço Europa, ficando a apresentação do filme a cargo de Cátia Sousa, da FILMS4YOU.

“Não Lixes!”: um projeto para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR2019)

Não lixes! Reduz a produção de “lixo”.
O podcast “Não Lixes!” é um projeto dos estudantes de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR 2019), que decorre entre os dias 16 e 24 de novembro de 2019. Todos os episódios do podcast já pode ser ouvido diretamente nesta publicação, assim como nas plataformas Anchor, Spotify, Breaker, Google Podasts e RadioPublic.  Também será apresentado em formato de vídeo no canal Youtube e na página do Facebook da Saúde Ambiental da ESTeSL (versão “vodcast”), cujos episódios irão ser divulgados gradualmente até ao fim da semana.
Este projeto, desenvolvido no âmbito das atividades práticas da unidade curricular de Gestão de Resíduos, é então constituído por um conjunto de cinco episódios, com o testemunho de várias convidadas, nomeadamente: (i) Joana Xavier da Valorsul; (ii) Margarida Gomes da Associação Bandeira Azul da Europa; (iii) Filipa Moita da ERP Portugal e da Novo Verde; e (iv) Patrícia Vieira da Maria Granel, que nos relatam na primeira pessoa aquele que tem sido o papel das respetivas instituições na prevenção de resíduos.





Estudantes de Saúde Ambiental em destaque no Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente

A Saúde Ambiental da ESTeSL no Seminário Nacional Jovens Repórteres para o AmbienteRealizou-se em Ílhavo, entre os dias 8 e 10 de novembro, o Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente, que na sua edição de 2019 contou com a presença de cerca 180 participantes de todo o país, (estudantes e professores coordenadores), permitindo a partilha de experiências e objetivos comuns, o debate de estratégias e metodologias inerentes ao Programa, assim como o desenvolvimento de trabalhos de investigação, jornalismo, fotografia e multimédia na área ambiental, e onde os estudantes da ESTeSL receberam inúmeros prémios.

O Jovens Repórteres para o Ambiente é um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental e no qual a ESTeSL tem vindo a participar desde 2013, com excelentes resultados.

Este ano, do total de 274 trabalhos submetidos ao Concurso Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente, distribuídos por 7 categorias:  artigo, fotografia, foto-reportagem, vídeo-reportagem, foto-campanha “Planet or Plastic”, foto-campanha  e vídeo-campanha, a ESTeSL conquistou cinco prémios, distribuídos pelas categorias de foto-reportagem, vídeo-reportagem, vídeo-campanha, artigo e foto-campanha “Planet or Plastic”.

Parabéns a todos os estudantes do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, Jovens Repórteres para o Ambiente, pelos seus trabalhos de mérito e pelos prémios alcançados.

Hasteada Bandeira Eco-Escola 2018/2019

Foi hasteada ontem, 28 de outubro de 2019, na Praça da Saúde da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), pelo Sr. Vice-Presidente do IPL, professor António Belo e pela conselheira Eco-Escolas Yeda Mahomed a Bandeira Eco Escola 2018/19. Esta é a nona Bandeira Verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE-FEE Portugal) à ESTeSL-IPL, pelo seu trabalhado de mérito na educação ambiental para a sustentabilidade.

Out19-Hastear da Bandeira

Ainda neste dia teve lugar a reunião plenária do Conselho Eco-Escolas da ESTeSL-IPL (2019/2020) onde foram apresentadas as ações desenvolvidas no ano transato e colocado à discussão o Plano de Ação a desenvolver  no ano letivo em curso.

Para além de um reconhecimento e uma distinção, a Bandeira Verde representa um compromisso e uma responsabilidade da comunidade académica da ESTeSL para continuar a fazer mais e melhor ao nível do desenvolvimento sustentável e da conservação do ambiente.

O Programa Eco-Escolas é um Programa Internacional, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas instituições de ensino, no âmbito da Educação Ambiental, Sustentabilidade e Cidadania.