Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”

Irá ter lugar no próximo dia 3 de abril de 2019, no Auditório Carlos Ribeiro – LNEG – Polo de Alfragide, o workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água“, promovida pelo Comissão Setorial para a Água (CS/04) e pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), dando continuidade a eventos anteriores da mesma génese.

Comissão Setorial para a Água (CS/04)

O workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água” tem como destinatários os profissionais de Ambiente e Saúde Pública, Autarcas, técnicos de unidades hoteleiras, termais, piscinas e spa´s, técnicos de Administração Pública Central e Regional, entidades e empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes, sendo que será de particular interesse para os técnicos de Saúde Ambiental, assim como para os estudantes dos cursos de licenciatura em Saúde Ambiental das diferentes instituições de ensino superior.

A participação no evento é gratuita, mas limitada à capacidade da sala e de inscrição obrigatória (até 29 de março).

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário – uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências, em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo. Os estabelecimentos públicos, nos quais se incluem unidades hoteleiras, termais, espaços comerciais, hospitais, piscinas, etc., mais do que os privados, devem ter um programa de controlo efetivo do crescimento da Legionella, para que o risco da doença seja minimizado.

Prémios da América Latina Verde (2019)

Há pouco tempo fomos abordados pelos promotores dos Prémios da América Latina Verde. Reconhecendo o mérito de alguns dos projetos em que estamos envolvidos e que divulgamos, viram neles “um grande potencial para participar do Prêmios da América Latina Verde”, na medida em que “são projetos com uma ótima visão e um impacto importante”.

Apesar de não cumprirmos o requisito geográfico para nos candidatarmos (projetos da América Latina ou de Espanha, assim como da comunidade hispânica do Canadá e dos Estados Unidos da América) deixamos aqui o desafio para quem nos acompanha do outro lado ou em Espanha.

Todos os anos, os Prémios da América Latina Verde procuram identificar os 500 melhores projetos para fins sociais, ambientais e sustentáveis na região, de entre 10 categorias: (i) Água; (ii) Florestas; (iii) Cidades Sustentáveis; (iv) Desenvolvimento Humano, Inclusão Social e Redução da Desigualdade; (v) Energia; (vi) Fauna; (vii) Finanças Sustentáveis; (viii) Resíduos Sólidos; (ix) Oceanos; e (x) Produção e Consumo Responsáveis.

Os potenciais interessados deverão tentar saber um pouco mais sobre o evento e fazer o eventual registo dos seus projetos até o dia 25 de março. Todo o processo é gratuito!

Portugal eHealth Summit 2019

Irá ter lugar entre os dias 19 e 22 de março de 2019, no Altice Arena| Sala Tejo e no PT Meeting Center (em Lisboa), aquela que será a terceira edição da Portugal eHealth Summit.

A Portugal eHealth Summit é considerada a maior cimeira de inovação, tecnologia e saúde do país, e cuja organização é da responsabilidade da SPMS, EPE – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Portugal eHealth Summit 2019

Na edição anterior, em 2018, terão participado mais de 80 empresas e 45 startups, havendo o registo de cerca de 13 000 participantes em sala, 22 mil por live streaming e mais de 200 oradores, nacionais e internacionais, numa iniciativa distinguida com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Em 2019, prevê-se que o debate venha a envolver ainda mais profissionais, mais entidades, organizações, escolas e cidadãos, que se espera contribuam para que Portugal afirme o seu posicionamento estratégico de “liderança do digital” em contexto europeu, numa área que reúne tecnologia, inovação e saúde e, simultaneamente, para que seja reconhecido, à escala internacional, como referência de boas práticas.

Face à relevância do evento, sugere-se a todos os técnicos de saúde, estudantes e demais interessados sobre as matérias da saúde, a garantirem desde já a sua inscrição (gratuita!) e participação no Portugal eHealth Summit.