Conferência “Advancing ESD: Professional Development for Higher Education (Teaching) Staff”

Promovido pela Rede Campus Sustentável, um conjunto de instituições de ensino superior (IES) tem em curso uma iniciativa destinada a facilitar a progressiva inclusão dos temas associados à sustentabilidade na prática pedagógica.

Reunidas no que se convencionou designar “Ponto de Encontro” sobre “Educação para a sustentabilidade – desenvolvimento de competências dos docentes e adaptação dos currículos”, estas IES definiram um roteiro de ações que agora colocam à disposição dos docentes, dos investigadores, das instituições em geral e do público interessado.

Depois da primeira ação e da segunda ação, este terceiro momento do roteiro é uma conferência online sob o tema “Advancing ESD: Professional Development for Higher Education (Teaching) Staff”, proferida por Marco Rieckmann.

 

Marco Rieckmann (1978) é professor associado na Universidade de Vechta, Alemanha, e presidente da rede alemã Teacher Education for Sustainable Development. É ainda membro do conselho da rede Environmental and Sustainability Education Research da European Education Research Association

A conferência decorrerá online, a 3 DEZEMBRO 2024 | 14h30 GMT. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

As IES protagonistas desta iniciativa, para além do Politécnico de Lisboa, são (por ordem alfabética): Escola Superior de Enfermagem do PortoFaculdade de Engenharia da Universidade do PortoInstituto Politécnico de LeiriaInstituto Politécnico de Viana do CasteloInstituto Politécnico de ViseuInstituto Superior de Educação e Ciências – LisboaUniversidade AbertaUniversidade da MadeiraUniversidade de LisboaUniversidade do MinhoUniversidade Portucalense.

Saúde Ambiental associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Residuos (EWWR), cujo tema do ano é o “Desperdicio Alimentar”, os Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL), aceitaram o desafio para participar num evento dirigido ao professores coordenadores das Eco-Escolas do concelho de Sintra, no sentido de os sensibilizar para o mote “O Desperdicio Alimentar não tem paladar” e para o uso do tema e conceito do “Desperdício Alimentar” para educar.

Esta inciciativa, promovida pelo Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transic?a?o Energe?tica da Câmara Municipal de Sintra, teve lugar no passado dia 19 de novembro, na Quinta de Ribafria (Sintra), em parceria com o Eco-Politécnico de Lisboa (Eco-IPL) e o Grupo de Trabalho em Economia Circular e Gestão de Resíduos da Rede Campus Sustentável (RCS), sem prejuízo das várias entidades parceiras mobilizadas pela Câmara Municipal de Sintra.

O evento, moderado por Vânia Costa, uma das coordenadoras Eco-Escolas e professora de Dietética e Nutrição da ESTeSL, teve um primeiro momento em plenária, onde foram abordados os temas: (i) a Semana Europeia para a Prevenção dos Resíduos e dados globais relativos ao desperdício alimentar, com Vítor Manteigas, professor de Saúde Ambiental da ESTeSL, coordenador do Eco-IPL, membro do Grupo de Trabalho em Economia Circular e Gestão de Resíduos e da Comissão Consultiva da RCS; (ii) o projeto “Sintra Cresce Saudável”, com Raquel Ferreira, coordenadora do Núcleo de Educação e Qualidade Alimentar da Câmara Municipal de Sintra; (iii) como se pode trabalhar o tema do “Desperdício Alimentar” nas Eco-Escolas, com Margarida Gomes, coordenadora pedagógica do Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE); e (iv) o processo de implementação da recolha seletiva de biorresíduos no Município de Sintra, com Filipe Pimenta, técnico dos Serviços Municipalizados de Sintra.

Posteriormente, os participantes foram distribuídos por três workshops que decorreram em simultâneo, nomeadamente:

  • Compostagem
  • Hortas Escolares Pedagógicas
  • Desperdício Alimentar nos refeitórios

Todo o evento, incluindo os workshops, foram acompanhados pelos professores coordenadores dos Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente da ESTeSL-IPL, assim como por estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, no âmbito da unidade curricular de Planeamento e Gestão de Resíduos.

Estudantes de Saúde Ambiental voltam a ser premiados no Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente

Os estudantes de Saúde Ambiental destacaram-se, mais uma vez, no Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente, este ano realizado em Sintra nos dias 15 a 17 de novembro de 2024.

Os estudantes, Jovens Repórteres para o Ambiente, que têm vindo a trabalhar sob a coordenação do professor Vítor Manteigas, destacaram-se na edição de 2023/2024, vencendo prémios nas categorias de artigo, vídeo e podcast, e sendo representados no evento pelas estudantes de Isabel Ribeiro e Beatriz Gonçalves, do curso de licenciatura em Saúde Ambiental.

Um dos momentos do seminário foi a apresentação, pelas estudantes, do episódio de podcast “O que nos falta saber sobre painéis solares“, vencedor do concurso nacional naquela categoria.

A participação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) no programa Jovens Repórteres para o Ambiente, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, é uma realidade desde 2013/2014, incentivado os estudantes a investigarem e divulgarem questões ambientais relevantes, contribuindo para uma formação mais consciente e ativa dos cidadãos.

Sob a coordenação do professor Vítor Manteigas, a ESTeSL já produziu mais de 100 trabalhos, conquistando inúmeros prémios nacionais e internacionais.