Conferência “Projetar o futuro: uma educação para a sustentabilidade!”

Irá ter lugar no dia 17 de maio de 2016,  no Pequeno Auditório Culturgest, em Lisboa, a Conferência “Projetar o futuro: uma educação para a sustentabilidade!”.

Conferência "Projetar o futuro: uma educação para a sustentabilidade!"

Com este evento, que se destina a agentes educativos (educação formal, não formal e informal), especialistas, investigadores, técnicos, decisores políticos, administração pública, ONG’s, empresas, estudantes, entre outros participantes interessados nas áreas da educação, ambiente, biodiversidade, energia e cultura, pretende-se promover um debate aberto, uma reflexão e uma disseminação de bons exemplos em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

No seguimento das premissas da Década das Nações Unidas da EDS (2005-2014), a que urge dar continuidade, pretende-se colocar no cerne do debate a temática de uma educação para os valores, alicerçada, nomeadamente, na Educação Ambiental, na Educação para o Desenvolvimento Sustentável e na Educação para a Justiça Ambiental. A “agenda” pública da próxima década deverá assentar em pilares como a criatividade, o empreendedorismo, a inovação, a sociedade do conhecimento e a sustentabilidade do seu desenvolvimento. Assim, torna-se imprescindível reforçar a capacidade de intervenção das entidades públicas e privadas, em termos da transversalidade das suas atuações e da internalização dos valores da EDS nas suas práticas, seguindo uma visão holística, cidadã, multidisciplinar e transversal aos processos educativos, privilegiando o aprofundamento das parcerias com o “mundo não educativo”.

A participação na conferência é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias.

9th European Public Health Conference

Irá ter lugar, de 9 a 12 de novembro de 2016, a 9th European Public Health Conference (9.ª Conferência Europeia de Saúde Pública). Este evento decorrerá em Viena (Austriaa) e apresenta como mote “All for Health – Health for All“.

9th European Public Health Conference

The European Public Health Conference Foundation, the European Public Health Association (EUPHA) and the Österreichische Gesellschaft für Public Health are pleased to invite you to the 9th European Public Health Conference.

The EPH Conference aims to contribute to the improvement of public health in Europe by offering a means for exchanging information and a platform for debate to researchers, policy makers, and practitioners in the field of public health and health services research as well as public health training and education in Europe.

The 9th European Public Health Conference will be held in Austria Center Vienna (ACV).

Falando sobre Saúde Ocupacional… Fatores de Risco Psicossociais

Falando Sobre Saúde Ocupacional -  Fatores de Risco Psicossociais

O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Serviço de Saúde Ocupacional (SSO – IPL) em fevereiro de 2014, destinado a todos os seus funcionários docentes e não docentes. Dada a utilidade deste Serviço e, considerando a sua importância para a saúde de todos, entendeu o SSO – IPL realizar uma ação de informação e uma maior sensibilização à comunidade do IPL, que teve lugar em junho de 2015. Falamos do evento “Falando sobre Saúde Ocupacional” que entretanto terá continuidade com aquela que será a segunda conferência Falando sobre Saúde Ocupacional – Fatores de Risco Psicossociais, a ter lugar no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social, Campus de Benfica do IPL, no próximo dia 28 de abril de 2016, às 14h30m.

A participação neste evento é gratuita, sendo necessário, ainda assim, uma inscrição prévia obrigatória para a emissão do certificado de participação.

8.º Workshop da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE)

REVIVE 2016No próximo dia 29 de abril, a partir das 9h30m, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, irá ter lugar o 8.º Workshop Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), onde serão apresentados os resultados da rede REVIVE entre 2011 e 2015 e discutidos temas da atualidade como emergência do vírus West Nile e Zika.

Do programa do workshop faz ainda parte uma conferência do diretor-geral da saúde, Francisco George, intitulada “Doenças de Transmissão Vetorial: Prevenção e Controlo”. A iniciativa contará também com a participação das equipas das Administrações Regionais de Saúde e do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira.

A criação do REVIVE deveu-se principalmente à necessidade de instalar capacidades nas diversas regiões, visando aumentar o conhecimento sobre as espécies de vetores presentes, sua distribuição e abundância, impacte das alterações climáticas, explicar o seu papel como vetores e para detetar espécies invasoras em tempo útil, com importância na saúde pública. O INSA, como autoridade competente na vigilância epidemiológica, formação e divulgação de conhecimento, participa através do Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI) no REVIVE, coordenando a atividade deste grupo.

O REVIVE tem como objetivos monitorizar a atividade de artrópodes hematófagos e caracterizar as espécies e sua ocorrência sazonal. A rede visa também identificar agentes patogénicos importantes em saúde pública, dependendo da densidade dos vetores, o nível de infeção ou a introdução de espécies exóticas para alertar para as medidas de controlo.

O primeiro protocolo REVIVE (2008-2010) foi criado como uma rede entre a Direção-Geral da Saúde, Administrações Regionais de Saúde do Algarve, do Alentejo, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte e o INSA. O segundo protocolo REVIVE (2011-2015) prorrogou a vigilância para incluir também as carraças vetores com importância em Saúde Pública em Portugal. O terceiro protocolo REVIVE (2016-2020) encontra-se em fase de implementação.

I Congresso Luso Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental (SSOA 2016)

A Comissão Organizadora do I Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental (SSOA 2016), composto pelo Departamento de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, em parceria com a ABEST (Associação Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho) e a SOBES (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança), está comprometida em realizar uma iniciativa que reunirá cerca de 300 participantes. Este evento será realizado na Escola de Saúde Coimbra, nos dias 2 e 3 de Junho de 2016, e integra na sua Comissão Científica, por parte da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), a professora Susana Viegas, docente da área científica de Saúde Ambiental e diretora do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL.

I Congresso Luso Brasileiro de Segurança,  Saúde Ocupacional e Ambiental (SSOA 2016)

O SSOA 2016 pretende ser um espaço para receber a comunidade técnico-científica e os interessados em Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental ao nível nacional e num contexto internacional. Pretende-se promover o intercâmbio de ideias, partilha de experiências e abordagens, assim como o desenvolvimento de parcerias para promover a cooperação entre investigadores, profissionais, políticos e estudantes de diferentes países.

Os potenciais interessados podem ainda enviar até ao próximo dia 19 de abril um resumo para apresentar em forma de comunicação oral ou em poster.

Litter Less Campaign e o “Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos do Parque das Nações”

O Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Parque das Nações, sistema único em Portugal, apresenta inúmeras vantagens associadas à sua utilização. Contudo, essas vantagens implicam o cumprimento de uma série de regras por parte dos respetivos utilizadores, residentes nesta zona da cidade de Lisboa. Os horários de deposição, o tipo de resíduos a depositar e as condições em que essa deposição é feita, são fatores relevantes para o cumprimento dos desígnios associados ao sistema: proteção ambiental e garante da saúde pública.

Numa fase inicial de diagnóstico, identificou-se ser o Sistema de Recolha de RSU do Parque das Nações desconhecido para a generalidade dos portugueses, que têm aqui uma oportunidade para perceber a relevância, e o modo de funcionamento, de um sistema desta natureza.

A vídeo-reportagem apresentada é da responsabilidade dos estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, Dinah Albuquerque, Felícia Sofia e Hugo Silva, desenvolvida para o projeto “Litter Less Campaign” no âmbito do Programa Eco-Escolas/Jovens Repórteres para o Ambiente. A sua concretização contou com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Lisboa (Direção Municipal de Higiene Urbana, Departamento de Higiene Urbana, Divisão de Limpeza Urbana, Equipa de Gestão Urbana do Parque das Nações), a quem se agradece na pessoa do Dr. Luís Ribeiro.