20th European Society for Vector Ecology (E-SOVE)

 

Irá ter lugar, de 3 a 7 de outubro de 2016, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, o 20th European Society for Vector Ecology (E-SOVE), sob o mote “When vectors collide with cultures: “anthropo-vector ecology”, who is controlling who?“.

20th European Society for Vector Ecology (E-SOVE)

A anteceder o congresso, nos dias 1 e 2 de outubro, e em colaboração com a Associação da Sociedade Europeia de Controlo de Vetores (EMCA), irão decorrer vários cursos associados à vigilância, monitorização, controlo e identificação de artrópodes vetores, em que o Instituto Nacional de Saúde (INSA) Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa, será responsável por acolher os cursos de carraças e mosquitos. Os interessados em participar nesta ações formativas poderão aceder a mais informações aqui.

Nova Ambição para a Saúde Pública – Focada em Serviços Locais

Nova Ambição para a Saúde Pública - Focada em Serviços LocaisJá está disponível, para consulta no sítio da Direção-Geral da Saúde (DGS), o documento Nova Ambição para a Saúde Pública – Focada em Serviços Locais que, para o caso de vir a ser ocultado pela DGS (ver Uma Nova Ambição para a Saúde Pública), ficará sempre disponível aqui.

Eis o ponto de partida do movimento para a reforma da Saúde Pública que visa envolver todos os seus principais atores. Compreende-se, por isso, que nesta fase, o documento de carácter estratégico, ora publicado, não convoque todas as dimensões da Saúde Pública, nem aponte o cronograma da implementação da Reforma.

O documento que esteve em discussão pública durante o período de 6 a 25 de abril de 2016 recebeu múltiplos contributos, dos quais 55 foram tidos em consideração.

Face aos desafios atuais, o papel esperado dos Serviços de Saúde Pública no quadro do Sistema de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde em particular, assume especial importância, sobretudo no que se refere a Unidades Locais.

Esses desafios principais têm, comprovadamente, relação com a atividade humana, incluindo comportamentos e estilos de vida. São, no essencial, resultado dos seguintes processos:

  1. Alterações climáticas com efeitos na saúde dos cidadãos;
  2. Epidemias descontroladas de doenças crónicas;
  3. Resistência crescente dos agentes microbiológicos patogénicos aos antimicrobianos; e
  4. Progressão de desigualdades, iniquidades e desequilíbrios acentuados entre comunidades.

Estes fenómenos explicam a criação de plataformas inovadoras que facilitam a condução de operações dos diferentes programas focados a nível periférico, isto é, local, no âmbito do Plano Nacional de Saúde.

Também inovadora é a assunção do Delegado de Saúde como um autêntico facilitador de procedimentos, promotor independente de advocacia para a defesa de cidadãos utilizadores do Sistema.

Sugerimos a leitura atenta do documento e o contributo para o futuro da Saúde Pública e da Saúde Ambiental nos Cuidados de Saúde Primários.

 

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2016

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde (2016)

Irá ter lugar, de 18 a 29 de julho de 2016, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), a 10.ª Edição do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde, este ano dirigida a estudantes do 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano) e ensino secundário.

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde pretende: (i) promover o conhecimento das ciências e tecnologias da saúde em torno do corpo humano; (ii) fomentar o interesse dos participantes para as áreas das ciências e tecnologias da saúde; (iii) promover o papel da ciência e tecnologia face ao desenvolvimento, competitividade e a cidadania; e (iv) desenvolver a adoção de estilos de vida saudáveis.

Serão criados grupos distintos para estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário com atividades adaptadas aos níveis de conhecimento de cada grupo. Os participantes serão sempre acompanhados por tutores devidamente formados em todas as atividades, realizando tarefas em “oficinas laboratoriais” de acordo com o programa específico de cada uma das áreas científicas envolvidas, vivenciando o dia-a-dia académico e laboratorial da ESTeSL e onde, obviamente, a Saúde Ambiental irá marcar presença!

As inscrições para a edição deste ano do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde terminam no dia 11 de julho e caso estejam interessados podem aceder a mais informação no sítio da ESTeSL (ver aqui). Participem e divulguem!

Saúde Ambiental da ESTeSL: curso superior com empregabilidade elevada!

De acordo com a última informação disponibilizada no Portal do Ministério da Educação (Dados e Estatísticas de Cursos Superiores), onde se apresentam dados e estatísticas sobre os cursos de Licenciatura e de Mestrado Integrado ministrados em estabelecimentos de ensino superior portugueses, o curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) apresenta resultados invejáveis, com uma taxa de empregabilidade elevada, registando valores associados à taxa de desemprego inferiores aos do ano passado.

Dados estatísticos do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental (ESTeSL), referentes a dezembro de 2015

 

Em relação à taxa de desemprego evidenciada para o curso de Saúde Ambiental da ESTeSL (de 3,6%), esta corresponde à taxa de desemprego registada em dezembro de 2015 dos alunos que se diplomaram no curso entre os anos letivos 2010/11 e 2013/14, sendo contabilizados os desempregados registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). A taxa de desemprego registado do curso é o quociente entre o número de diplomados do curso no período 2010/11 – 2013/14 que se encontram registados como desempregados no IEFP à data de 31 de dezembro de 2015, e o número total de diplomados do curso no mesmo período. As taxas de desemprego registado do curso (3,6%), da área de educação e formação (15,2%), e do agregado nacional (8,1%), são calculadas pela Direção-Geral do Ensino Superior, tendo em conta os cursos precedentes, conforme o descrito no Despacho de 20 de abril de 2015 do Secretário de Estado do Ensino Superior. Aos dados apresentados, correspondem 84 diplomados, dos quais 3 estavam registado como desempregados no IEFP.

Olhando para os dados disponibilizados (e apenas para esses!), podemos concluir que a taxa de empregabilidade dos recém licenciados em Saúde Ambiental da ESTeSL (entre os anos letivos 2010/11 e 2013/14) é claramente inferior à evidenciada a nível nacional para todos os licenciados em período análogo, assim como para a respetiva área de formação.

Se a empregabilidade for um fator relevante para aqueles que se preparam para concorrer ao ensino superior, então o curso de licenciatura em Saúde Ambiental afiança-se como continuando a ser uma excelente opção!

International Conference on Environmental Health & Safety

Irá ter lugar em Valência, Espanha, nos dias 24 e 25 de outubro de 2016, a International Conference on Environmental Health & Safety, que contará com a colaboração da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), numa organização da Conference Series LLC (USA) e que terá como tema “Addressing Global Environmental Health Challenges“.

International Conference on Environmental Health & Safety

Este é um evento que irá reunir uma panóplia de académicos e profissionais da Saúde Ambiental mundial e que se vem afirmando, a cada ano, como um evento de referência.

Os potenciais interessados em participar com a submissão de resumos ainda o podem fazer, num dos dezanove tópicos: Environmental Health and Biosciences; Environmental Health and Climatic Changes; Environmental Health and Public Health; Environmental Health and Nursing Practices; Environmental Health and Sustainable Development; Environmental Health Hazards; Environmental Health and Engineering; Environmental geology and Soil Science; Environmental Health and Hygiene; Environmental Health and Occupational Health; Environmental Health & Biomedical Waste; Environmental Health and Toxicology; Environmental Health and Pathogens; Environmental Health and Diseases Transmission; Environmental Health and Non Communicable Diseases; Environmental Health and Ecology; Environmental Health and Energy; Environment and Earth Science; e Entrepreneur Investment Meet.

Conference Series LLC invites all the participants from all over the world to attend “International Conference on Environmental Health & Safety” during October 24-25, 2016 in Valencia, Spain which includes prompt keynote presentations, Oral talks, Poster presentations and Exhibitions.

The Environmental Health 2016 broadly segregates the EHS industry into environmental, occupational health & safety, community health & safety, and the health & safety associated with construction and decommissioning. Further subdivisions under environmental would be air quality management, water quality management, waste management, and energy management. Occupational health & safety can be split into physical, chemical, biological, and radioactive hazards. The community health & safety consists of disease prevention, fire safety, life safety, and transportation of materials. Conference Series LLC organizes a conference series of 1000+ Global Events inclusive of 300+ Conferences, 500+ Upcoming and Previous Symposiums and Workshops in USA, Europe & Asia with support from 1000 more scientific societies and publish 700+ Open access journals which contains over 30000 eminent personalities, reputed scientists as editorial board members.

CONSUMOS ENERGÉTICOS… conhecer e melhorar as práticas da ESTeSL

No âmbito da unidade curricular de Saúde Ambiental, do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), os estudantes foram, mais uma vez, desafiados…

Trata-se de um trabalho, em formato de vídeo-reportagem, realizado pelas estudantes Ana Rita Marques, Feliciana Camoço, Marta Silva e Susana Camala, onde, pela responsável pelo Serviço de Instalações, Infra-Estruturas e Equipamentos  da ESTeSL, são abordados os consumos energéticos na escola e apresentadas apenas algumas das medidas que têm vindo a ser assumidas de forma a minimizar os consumos de energia elétrica.

Este é um trabalho que irá entretanto ser submetida ao desafio Eco-Repórter da Energia (um desafio inserido no Programa Eco-Escolas).

No decurso dos últimos anos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável tem vindo a fazer parte, de forma enfatizada e um pouco por todo o mundo, dos discursos associados ao ensino.

A Organização das Nações Unidas, ao designar o período de 2005 a 2014 como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, procurou trazer à tona a necessidade dos agentes políticos e profissionais da educação encontrarem formas pelas quais a Educação para o Desenvolvimento Sustentável poderia tornar-se parte integrante da educação.

As condições do edifício e das salas de aula de uma escola, assim como os recursos existentes, e desejados no contexto do desenvolvimento sustentável, podem ser uma importante área de ação e reflexão para os estudantes.

Os edifícios escolares consomem uma parte significativa do total de energia consumida na Europa e representam mais de 12% do consumo nos edifícios do setor terciário. A fatura energética é tipicamente a segunda mais significativa, logo a seguir aos custos com o pessoal sendo por isso imperativo que as escolas desenvolvam estratégia de forma a reduzir os consumos energéticos.