Gripe A (H1N1) – Os Vídeos

No âmbito das pesquisas que fizémos para o post Conferência TSF/DGS (GRIPE A: INFORMAR PARA AGIR), acabámos por encontrar alguns vídeos que com certeza interessarão aos nossos leitores e à generalidade dos internautas. Para os visualizarem basta clicarem nas imagens e seguir as respectivas hiperligações.

Gripe A (Dr. Filipe Froes)  Gripe A (Prof. Doutor Constantino Sakellarides)

Gripe A (Dr. Francisco George)  Gripe A (Vacina)

Gripe A (H1N1) – A Turma da Mônica aconselha

Naquilo que diz respeito à Gripe A (H1N1), a Turma da Mônica aconselha: sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão…

Este é um vídeo criado pela equipa de Mauricio de Sousa, apresentado em linguagem acessível e com a acção centrada nas crianças, para que possam entender melhor alguns cuidados a ter na prevenção da Gripe A (H1N1).

Acidentes de trabalho e doenças profissionais

The Farm Accident por Nora Othic

Foi publicada hoje a Lei n.º 98/2009, de 4 de Setembro, que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, incluindo a reabilitação e reintegração profissionais, nos termos do artigo 284.º do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro.

Este é um diploma legal de leitura obrigatória.

Negociação da Carreira, dizem os Sindicatos

Negociação da Carreira implicará engolir sapos?Foi por correio electrónico que recebi, esta noite, uma mensagem que trazia como assunto “Negociação da Carreira“. Apesar de já não ser sindicalizado em nenhum dos sindicatos, aquele com o qual tinha vínculo ainda me vai enviando informações. Julgo que as recebo com um ou dois dias de atraso em relação aos colegas ainda sindicalizados. Digo isto porque já ontem havia recebido a mesma mensagem reencaminhada por uma colega, mas não a tinha ainda publicado por razões óbvias. Faço-o agora.

«CAROS COLEGAS,

Decidiram as Direcções dos dois Sindicatos, SINDITE e SCTS enviar um último ofício à Sra. Ministra da Saúde reclamando sobre o impasse na evolução da Negociação da Carreira.

Foi decidido, também, dar-vos conhecimento da fundamentação e a proposta do clausulado da nova Carreira e remeter-vos a última versão (de 13/08/09) do texto da mesma.

Anexamos também a proposta de Carreira apresentada pelos Sindicatos para os profissionais contratados ao abrigo do Código do Trabalho (CIT’s). Este texto que terá de ser objecto de alteração e discussão e será adaptado ao texto final do que vier a ser acordado na Carreira Especial dos TSS [Técnicos Superiores de Saúde] para os Colegas em RCTFP [Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas].

Temos todos a consciência tranquila de que tudo foi feito para se conseguir um acordo que servia as partes, mas tal não foi possível até ao momento, pelo que prevemos nos próximos dias levar o nosso protesto e indignação à rua.

Foram nos últimos 3 meses intensos os contactos dos dois Sindicatos, quer entre si, quer com as diversas instâncias do poder político e Governo, no sentido de concluir um processo que tem 10 anos de atraso, que todos reconhecem como legítimo, mas corre o risco de não se concretizar nesta legislatura.»

Deixo-vos então, mais uma vez, as hiperligações para os documentos referidos na mensagem: