Saúde Ambiental – Unir Saúde Ambiental em Portugal

Saúde Ambiental - Unir Saúde Ambiental em Portugal

Saúde Ambiental – Unir Saúde Ambiental em Portugal apresenta-se como sendo uma rede social Ning e que foi criada com o intuito de estreitar os laços da Comunidade de Saúde Ambiental. A plataforma “ning”, apesar de ter algumas semelhanças ao Hi5 e outras análogas, acaba por oferecer algumas ferramentas muito interessantes e que o colega Nélson Sá, fundador da comunidade Saúde Ambiental – Unir Saúde Ambiental em Portugal, já começou a explorar.

Junta-te a nós aqui!

Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho

Foi publicado hoje a Lei n.º 102/2009, que regulamenta o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no trabalho, de acordo com o previsto no artigo 284.º do Código do Trabalho, no que respeita à prevenção.

  • A protecção de trabalhadora grávida, puérpera ou lactante em caso de actividades susceptíveis de apresentar risco específico de exposição a agentes, processos ou condições de trabalho, de acordo com o previsto no n.º 6 do artigo 62.º do Código do Trabalho;
  • A protecção de menor em caso de trabalhos que, pela sua natureza ou pelas condições em que são prestados, sejam prejudiciais ao seu desenvolvimento físico, psíquico e moral, de acordo com o previsto no n.º 6 do artigo 72.º do Código do Trabalho.

Relembro ainda que foi publicada na passada semana a Lei n.º 98/2009, de 4 de Setembro, que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais (Acidentes de trabalho e doenças profissionais).

Dicas Ambientais por SMS

Programa SMS AmbienteHoje, durante a tarde, recebi uma mensagem de correio electrónico da Suzana Sena alusiva ao Programa SMS Ambiente, um projecto conjunto da Quercus e da Vodafone. Por sugestão da Suzana divulgo aqui o Programa, reproduzindo na integra a sua mensagem.

Há uns tempos, aderi a um programa que se chama “SMS Ambiente”, que resulta de uma parceria entre a Vodafone e a Quercus.

É um serviço gratuito que nos envia automaticamente para o telemóvel, uma vez por semana, pequenos conselhos ambientais e que até agora me pareceram bastante úteis!

Agora, depois de testar o serviço, decidi partilhar esta informação para que todos possamos adoptar pequenos gestos que melhoram o Nosso Ambiente! Não sei se já divulgou esta informação, no entanto, envio o link caso ainda não tenha conhecimento destes SMS e ache interessante divulgar no seu Site.

Exemplos de SMS que me foram enviadas:

“Aposte nos vegetais e consuma menos carne, cuja produção provoca emissões poluentes e consome muito mais água e energia.”

“As borrachas do seu frigorifico vedam bem? Entale uma folha de papel na porta; se sentir resistência ao puxar, não há perdas de energia.”

“Pratique uma eco-condução: evite arranques bruscos, altas velocidades, pesos desnecessários e o uso abusivo do ar condicionado.”

Obrigado Suzana!