Ciclo de Conferências: Tecnologias da Saúde nos Cuidados de Saúde Primários (2.ª Conferência)

Ciclo de Conferências: Tecnologias da Saúde nos Cuidados de Saúde Primários (2.ª Conferência)

Foi no dia 3 de Junho que se realizou a 1.ª Conferência do Ciclo de Conferências: Tecnologias da Saúde nos Cuidados de Saúde Primários. A 1.ª Conferência teve como tema a Reforma em Curso e os Profissionais das Tecnologias da Saúde, e cuja organização esteve a cargo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Entretanto está já agendada, para 24 de Novembro de 2009, a 2.ª Conferência com o tema Intervenção em Equipa.

Do programa provisório constam já alguns assuntos a debater, nomeadamente:

  • Governação Clínica e a Equipa de Saúde nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES);
  • Equipa de Saúde no ACES (constituição e articulação de competências | vivências);
  • Orientações e Estratégias para os Cuidados de Saúde Primários (Plano Nacional de Saúde); e
  • Cuidados de Saúde Primários e Estilos de Vida.

Neste segundo evento do Ciclo de Conferências: Tecnologias da Saúde nos Cuidados de Saúde Primários haverá já espaço para a mostra de posters que podem ser de caríz científico, de estudo de caso, informativos ou outros.

Mais um evento a não perder!

“Direito à indignação” no comunicado conjunto dos sindicatos

Depois da greve e da manifestação (ver, por exemplo, as imagens e os sons da manifestação ou como foi a manifestação… e a intrujice do mapa de adesão à greve), os sindicatos das Ciências e Tecnologias da Saúde e o dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, apresentam um comunicado conjunto onde enfatizam aquele que dizem ser o “direito à indignação” e apresentam quatro razões para a greve e manifestação do passado dia 23 de Setembro.

E as quatro razões são, não aceitarem:

  1. Ser discriminados em relação a outros profissionais de saúde.
  2. Que o processo negocial, na sua fase final, fosse bloqueado sem qualquer explicação, numa clara demonstração de falta de respeito institucional pelos sindicatos.
  3. A proliferação do trabalho precário sem regras.
  4. A inexistência de uma politica de empregabilidade.

Só para que conste, este comunicado conjunto tem a data de 25 de Setembro de 2009, dois dias antes das eleições.

A (muita) legislação de hoje

O dia de hoje mostrou-se fértil naquilo que diz respeito à publicação de diplomas legais com relevância para o desempenho em Saúde Ambiental, conforme podem ver de seguida:

Decreto-Lei n.º 266/2009, de 29 de Setembro, que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 6/2009, de 6 de Janeiro, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2008/103/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Novembro de 2008, relativa a pilhas e acumuladores e respectivos resíduos no que respeita à colocação de pilhas e acumuladores no mercado, que altera a Directiva n.º 2006/66/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de Setembro de 2006.

Decreto-Lei n.º 267/2009, de 29 de Setembro, que estabelece o regime jurídico da gestão de óleos alimentares usados.

Portaria n.º 1114/2009, de 29 de Setembro, que estabelece os termos da delimitação dos perímetros de protecção das captações destinadas ao abastecimento público de água para consumo humano.

Portaria n.º 1115/2009, de 29 de Setembro que aprova o Regulamento de Avaliação e Monitorização do Estado Quantitativo das Massas de Água Subterrâneas.

Decreto-Lei n.º 268/2009, de 29 de Setembro, que estabelece o regime do licenciamento dos recintos itinerantes e improvisados, bem como as normas técnicas e de segurança aplicáveis à instalação e funcionamento dos equipamentos de diversão instalados nesses recintos, e procede à terceira alteração do Decreto-Lei n.º 309/2002, de 16 de Dezembro, que regula a instalação e o financiamento de recintos de espectáculos, no âmbito das competências das câmaras municipais.